EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

JETER REINERT SOBRINHO - ANALISANDO .jpg
Analisando
Por Jeter Reinert Sobrinho

COPA? QUE COPA?

15 Junho 2018 16:20:53


Em meio a tantas crises e expectativas, brasileiro tem se mostrado de certa forma apático com relação à Copa do Mundo.

Outrora, nesse momento já tomava conta de bate papos e enchia o país de verde e amarelo, numa demonstração de patriotismo que deveria ser melhor manifestada em amor ao país do que em paixão por um time de futebol.

Nesse ano, entretanto, segundo o DATAFOLHA 53% dos brasileiros não têm demostrado nenhum interesse pela Copa e pela participação do Brasil no torneio. Apenas 18% mostraram grande interesse.

Talvez o 7X1 da fatídica Copa de 2014 no Brasil; a irritação com o "legado da Copa" de corrupção, estádios superfaturados, obras inacabadas ou mal-acabadas e superfaturadas, tenham se somado ao desalento e preocupação com os rumos da economia e da política.

Talvez seja melhor assim: que o brasileiro dirija sua garra, torcida e paixão pelos destinos do país e não tanto por um time formado de "estrangeiros" ricos mais preocupados com a valorização de seus passes do que com o país que lhes ensinou o futebol.

RENDA CONCENTRADA

Pesquisa comparativa liderada por Thomas Picketty aponta que quase 30% da renda do Brasil está nas mãos de apenas 1% dos habitantes do país.

Esses números aparecem na "Pesquisa Desigualdade Mundial 2018" coordenada pelo economista francês.

Os dados sobre o Brasil se restringem ao período de 2001 a 2015 e são semelhantes em metodologia achados em estudos pioneiros publicados por pesquisadores brasileiros do IPEA a partir de 2014.

PAPA PARA PRESIDENTE!

Insistência do DATAFOLHA em colocar no cenário eleitoral Lula, no que pese sua flagrante inelegibilidade, serve mais para confundir o eleitor do que propriamente para desanuviar o enfumaçado quadro político nacional.

Seria o mesmo que o Instituto colocar em apreciação a possibilidade de o Papa Francisco vir a ser o presidente do Brasil.

S. Santidade não pode, é claro. Afinal não é brasileiro e, mesmo que o fosse, não é filiado em nenhum partido. Está, portanto, inelegível perante a lei eleitoral brasileira.

Mas e Lula também não está? Não é o que diz a Lei da Ficha Limpa quando determina que inelegível é quem for condenado em segunda instância por Tribunal colegiado?

Prestaria melhor serviço ao processo se tivesse a apresentar ao eleitorado aqueles que, efetivamente, podem se candidatar por não se constituir "ficha suja".

CAVIAR? NUNCA VI,

NEM OUVI, SÓ OUÇO FALAR

Exército Brasileiro, através do comando militar do Leste, abriu licitação no valor de 6,5 milhões de reais para compra de 2 toneladas de camarão, 109 potes de caviar e milhares de garrafas de vinhos e espumantes importados.

Produtos servirão para abastecer 2 hotéis que a corporação tem no Rio de Janeiro, onde só podem se hospedar militares, dependentes e convidados.

Despesa se dá em meio ao esperneio da cúpula militar pelos recorrentes cortes no orçamento das Forças Armadas.



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png