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Analisando
Por Jeter Reinert Sobrinho

DE CARONA

08 Junho 2018 14:56:34


Greve dos caminhoneiros, além de ter revelado o tamanho da insatisfação do brasileiro que pegou carona e se utilizou do movimento para protestar e pedir mudanças, expôs nossa dependência ao modal rodoviário, em detrimento da utilização da fantástica costa para a navegação de cabotagem e do abandono histórico de nossas ferrovias.

No que pese o foco no transporte rodoviário, no entanto, nossas rodovias são de péssima qualidade, além de insuficientes para o fluxo de veículos que hoje nelas rodam.

INVESTIMENTOS DE 250 BI

Segundo estudos, seriam necessários investimentos na ordem de 250 bilhões de reais para duplicar cerca de 21000 quilômetros de estradas para dar competitividade à economia.

Se essas obras iniciassem hoje, e em ritmo normal, seriam 8 anos para a conclusão. Se começar amanhã, 8 anos e 1 dia!

15% de todo o transporte rodoviário do país é usado para o uso de combustíveis. Ou seja, gasta-se combustível para transportar combustível por causa da falta de investimentos em dutos, ferrovias e portos para a cabotagem.

1/20 DA MALHA AMERICANA

O Brasil soma hoje cerca de 11 mil km de rodovias duplicadas. Um vigésimo da americana!

Lembrando que os EUA têm 1 automóvel para cada 2,2 habitantes, enquanto o Brasil tem 4,4/habitante.

3ª DENÚNCIA

Michel Temer e o grupo palaciano dão como certa a apresentação de uma terceira denúncia contra o presidente.

Contam, todavia, com o calendário para que seja evitado o afastamento do presidente do cargo.

Pelas suas contas, a nova denúncia deve chegar ao STF em julho, quando do término do inquérito dos portos. Quando for à Câmara para que essa autorize ou não o trâmite no Supremo, os deputados estarão em recesso.

No retorno, em agosto, já estará correndo a disputa eleitoral e cada parlamentar estará mais preocupado com sua própria reeleição do que com as votações e discussões na Câmara.

Depois de outubro um novo presidente já estará na praça. Com isso Temer e assessores esperam que haja uma embromação para que o caso não seja votado até o final do ano e do mandato.

A partir de 1º de janeiro, porém, Temer perderá todas as imunidades do cargo e passará a responder como cidadão comum aos então 3 processos criminais de que é alvo.

SE JÁ ERA POUCO...

Esforço de entidades empresariais e pressão da bancada catarinense na Câmara e Senado forçaram inclusão de 145 milhões no orçamento de 2018 para a continuidade das obras de duplicação da BR 470.

Pois se já era pouco em função do montante necessário para a obra, ficou ainda menor com corte de 21 milhões anunciado pelo Governo em portaria publicada no dia 14 de maio no DOU.

Veja que o corte se deu antes da greve dos caminhoneiros e da concessão de subsídio ao diesel que custará cerca de 13 bilhões e gerará fatalmente novos cortes no orçamento. Há a possibilidade, portanto, de novas tesouradas.

Enquanto isso mordomias, gratificações, subsídios, altos salários e aposentadorias, sem falar na corrupção, vão consumindo o suado dinheiro público.




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