EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

JETER REINERT SOBRINHO - ANALISANDO .jpg
Analisando
Por Jeter Reinert Sobrinho

HERANÇA MALDITA

28 Setembro 2018 16:21:37


O novo gestor a tomar posse na presidência da República em janeiro, terá desafios tremendos para colocar o país em ordem.

Déficit público mesmo com uma carga tributária sufocante, consequência de uma máquina pública enorme e inoperante que proporciona serviços públicos de péssima qualidade, conscientização da classe política de que a formação de governos de coalizão na forma do "toma lá dá cá" não tem mais espaço, déficit previdenciário e enorme conta de juros da dívida pública são alguns deles.

O novo presidente da República receberá, agora sim, uma "herança maldita" que exigirá muito esforço do governo e da população, visando a construção de bases sólidas para a busca de períodos alongados de desenvolvimento.

NÚMEROS TERRÍVEIS

Fontes oficiais dão os números do desafio: Num comparativo com 190 países o Brasil ocupa a 184ª posição no ranking de pagamento de impostos. Em 137 está na 134ª colocação em carga tributária em porcentagem do lucro das empresas. Em Segurança em 137 estamos na 104ª posição e Educação 119ª.

Ou seja, estamos entre as 10 maiores economias do mundo, mas na rabeira em vários indicativos, o que torna o desafio do próximo presidente gigantesco.

MINISTRO BARROSO

QUEM DIZ

Em entrevista à Folha de São Paulo, ministro Luiz Roberto Barro só fez o triste diagnóstico; "No Supremo você tem gabinete que distribui senha para soltar corrupto sem qualquer forma de Direito, numa ação entre amigos."

Frase que de per si explica que nossas mazelas chegaram ao Supremo Tribunal Federal.

QUEM É O PALHAÇO?

Com a frase "enganei vocês" o palhaço Tiririca volta ao eleitorado paulista pedindo reeleição à Câmara dos Deputados.

Depois de quase dois mandatos, ocupou a tribuna da casa para dizer-se decepcionado com a atuação parlamentar, com o desempenho de seus colegas, desencanto com a política e para anunciar que não seria mais candidato.

Agora, entretanto, volta à campanha, já gastou 1,2 milhão do famigerado Fundo Eleitoral em sua campanha à reeleição, xinga o eleitorado e espera mais de um milhão de votos para ajudar seu partido, o PR, a ampliar sua bancada.

Caso seja reeleito mostrará a face sarcástica de parte do eleitorado que não leva, definitivamente, a política e o país a sério.

PRECARIZOU?

Neste ano o Brasil já criou mais de 25 mil postos de trabalho na modalidade "jornada intermitente", novidade trazida pela reforma trabalhista.

Número mostra que a alegação de sindicatos e partidos de esquerda de que a possibilidade iria precarizar o emprego não se confirmou e serviu, ao contrário, para oficializar muitas atividades que estavam à margem da legislação trabalhista.





jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png