EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Evandro.JPG
Bastidores
Por Evandro Loes

Cenários eleitorais X surpresas

05 Outubro 2018 14:13:00

As pesquisas eleitorais, cada vez mais, são alvo de contestação dos candidatos e eleitores. Quem está na frente sempre comemora, mas quem está atrás, contesta. Faz parte do jogo político. Diante das pesquisas apresentadas até o momento pela grande imprensa, como Ibope e Data Folha, parece incontestável a polarização entre Bolsonaro e Haddad, que estariam a caminho de enfrentar um segundo turno. Porém, com o advento das redes sociais, as pesquisas eleitorais deixaram de ser uma garantia do que vai ocorrer nas urnas, sendo apenas uma amostragem momentânea.

O cenário do momento, mesmo sendo muito próximo da eleição, pode modificar muito rapidamente, dando a impressão de que as pesquisas estavam erradas. Não é o caso. O que poderia ocorrer de diferente na eleição de domingo, dia 7, contrariando o momento mostrado pelas pesquisas? Duas possibilidades são as mais prováveis. A primeira é a definição do eleitor anti-PT ou esquerda em favor de Bolsonaro, que poderia vencer já no primeiro turno.

Outro cenário que não pode ser descartado e que já se percebe alguma movimentação de bastidores nas redes sociais, é a mudança de voto dos eleitores anti-Bolsonaro por uma outra candidatura que não a de Fernando Haddad (PT), que igualmente está com uma ampla margem de rejeição, além das pesquisas mostrarem que Bolsonaro vence ele no segundo turno. Neste caso, um dos nomes mais ventilados a esse voto útil é o candidato do PDT, Ciro Gomes, que nas pesquisas aparece com rejeição menor e vencendo Bolsonaro no segundo turno, nas simulações feitas pelos institutos.

Se vai acontecer esta surpresa, ainda é cedo para prever. Pesquisas ainda serão feitas até hoje, dia 5, e aí a amostragem talvez esteja mais próxima do que virá na eleição. De qualquer forma, o segundo turno, se houver, é uma outra eleição. As amostragens do momento poderão ser alteradas, pois serão mais três semanas de campanha. Seja como for, que a democracia seja respeitada e que todos possam votar conforme as suas consciências.




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png