EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Evandro.JPG
Bastidores
Por Evandro Loes

Tutti é eleito novo presidente da Câmara de Timbó

14 Dezembro 2018 15:45:00

O líder do PSDB na Câmara Municipal, vereador Guilherme Voigth Junior

Evandro Loes

TIMBÓ - O líder do PSDB na Câmara Municipal, vereador Guilherme Voigth Junior, foi eleito, na terça-feira, dia 11, o novo presidente da Mesa Diretora do Legislativo timboense para o biênio 2019-2020, com o apoio da base governista e abstenção da oposição. A Mesa é composta também pelos vereadores Douglas Marchetti (PP) - vice-presidente e Adilson Mesch (PP) - primeiro secretário. É a primeira vez, nos últimos 18 anos, que um vereador que não faz parte do atual bloco da maioria, comandado pelo PP, é eleito presidente. A mudança tem origem em divergências na base e o aceno de Tutti ao governo Jorge Krüger (PP).

A eleição da nova Mesa Diretora seguiu os trâmites legais do Regimento Interno. Inicialmente, alguns vereadores governistas, como Adilson Mesch, Martinho de Souza e Carlos Adriano Krüger, todos do PP, colocaram os nomes à disposição para disputar a presidência. Não houve acordo para que ocorresse um rodízio entre os progressistas e foi aí que entrou em cena a possibilidade de composição com o tucano Tutti. Embora eleito para o biênio 2019-2020, Tutti selou um acordo de rodízio e poderá entregar o cargo ao final de 2019.

Durante a sessão da Câmara da terça-feira, última Ordinária do Ano Legislativo de 2018, vereadores do governo e posição fizeram pronunciamentos sobre a eleição da Mesa. O vereador Carlos Adriano Krüger (Itto), que votou a favor da nova composição, não poupou críticas e indiretas às negociações de bastidores, que envolveram também o prefeito Jorge Krüger. Apesar das "alfinetadas", Itto ressaltou a capacidade e merecimento de Tutti na eleição ao cargo de presidente. Os demais governistas elogiaram o novo presidente.

Já os vereadores de oposição votaram em branco, sedo eles Fabrício Dalcastagné (MDB), Haroldo Fiebes (MDB) e John Adriano Schwartz (PSD). Líder do MDB, o vereador Haroldo Fiebes disse reconhecer as qualificações de Tutti para o cargo, mas não concorda com a mudança de postura em relação ao governo. "Não vamos avalizar este acordo", disse Fiebes. Na mesma linha, o vereador e presidente do MDB, Fabrício Dalcastagné discursou na Tribuna, afirmando que a oposição tem um projeto e Tutti esteve nele nos últimos 10 anos. "Não é justo que agora mude sua postura em nome de um cargo", ressaltou Fabrício.

Sucessão

O atual presidente da Câmara, Douglas Marchetti, foi um dos principais fiadores da eleição da nova Mesa Diretora, tendo Tutti como presidente. "Entendemos que ele era a pessoa mais indicada no momento para equilibrar as forças políticas e valorizar todos os vereadores, independente de partido", disse. Marchetti reconheceu que não houve entendimento entre os vereadores da base e elogiou a disposição de Tutti em aderir a um projeto de união do Legislativo.

Novo Presidente

O presidente eleito, Guilherme Voigth Junior (Tutti), discursou na Tribuna e concedeu entrevista à imprensa, falando sobre a eleição e seu projeto no comando da Câmara. "Só tenho a agradecer a confiança em mim depositada, entendo a posição de meus colegas de oposição e não guardarei mágoas. Vou trabalhar com igualdade a todos os vereadores", garantiu Tutti. Quanto a sua posição em relação ao governo municipal, Tutti disse que continua sendo de oposição, mas não fará nada para prejudicar a administração municipal, pois entende que esta foi a postura que ele e os demais vereadores da oposição sempre adotaram enquanto representantes do povo. Teoricamente, Tutti não votará os projetos em que o governo consiga maioria, pois o presidente só vota quando há empate. Desta forma, a situação ficará, em plenário, com seis votos, contra três da oposição.

A presidência de Tutti começa em 1º de janeiro de 2019 e vai até 31 de dezembro de 2020, salvo alguma alteração no meio do caminho.

O JMV TV realizou uma entrevista, em vídeo, com o atual e o novo presidente da Câmara, que está disponível em nosso site: www.jornaldomediovale.com.br e nas redes sociais youtube (canal JMV TV) e facebook.





jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png