EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Consumidores da Casan recebem água suja nas torneiras

12 Janeiro 2018 15:31:15

Problemas com a distribuição de água continuam em Indaial

Clarice Graupe Daronco

e 2018 esta sendo complicado para os moradores de Indaial que são consumidores de água da Casan. Primeiro foi a falta de água por diversos dias seguidos que afetou todos os consumidores e depois o recebimento de água suja nas torneiras, que deixou os consumidores indignados. Nesta semana, muitas foram as reclamações nas redes sociais, com relação à falta de qualidade da água distribuída pela Casan. Os moradores de todos os bairros de Indaial, desde o João Paulo II, Benedito, Rio Morto, Encano, Sol, Estrada das Areias, Carijós e Nações, são unânimes em postar reclamações e frases de indignação sobre a qualidade de água que chega suja às torneiras e em muitas casas ainda persiste o fornecimento precário do líquido. O problema além de afetar os equipamentos dos moradores, também resulta em indignação com quem precisa lavar roupas e a água sai marron na máquina.

Os moradores que tem caixa de água também estão sofrendo com a água que está vindo muito suja, em todos os bairros do município. As postagens constam com fotos que mostram a cor da água distribuída e também como ficam as roupas que precisam ser lavadas, a comida que precisa ser feita, a água para ser tomada e nem um banho decente os moradores não podem tomar.

Os moradores pedem por soluções e sugerem inclusive que todos se reúnem em frente à Casan com o objetivo de solicitar providências, pois segundo eles os consumidores não podem seguir pagando por algo que além de não poder ser aproveitado ainda prejudica os seus equipamentos e roupas, outros sugerem a realização de um abaixo assinado pedindo a quebra de contrato entre Prefeitura e Casan, em razão da falta de respeito, comprometimento com o serviço que é prestado e pago.

Os moradores inclusive afirmam que pagam por um serviço que nem se quer tem, que é água tratada, imprópria para uso, podendo causar doenças graves em crianças, idosos, entre outros. Muitos moradores inclusive afirmam que a distribuição de água suja pela Casan já passa de três meses, em alguns bairros do município.

Comissão analisa situação  

Segundo informações no início deste ano uma Comissão nomeada pelo Poder Legislativo, a pedido do prefeito André Moser, composta pelos vereadores: Ana Paula Reiter, Diego Pandini e Flávio Molinari, está buscando informações sobre a problemática da água da Casan no município.  

Os vereadores já iniciaram uma peregrinação em outros municípios onde a água é municipalizada na busca de informações de como é o funcionamento, vantagens e desvantagens e principalmente coletar subsídios técnicos para entender porque onde a água é municipalizada não existem tantos problemas com abastecimentos e qualidade de água, situações que são corriqueiras em Indaial, ultimamente.

Também está sendo questionado por que nos municípios onde a água é municipalizada, os valores cobrados aos consumidores são muito menores dos praticados pela Casan em Indaial. Segundo os vereadores envolvidos, após a elaboração do relatório haverá uma avaliação do contrato da Casan e município de Indaial, que foi assinado em 2016 dando autonomia à empresa em gerenciar o sistema por mais de três décadas.

Casan informa

Em nota aos meios de comunicação de Indaial, ainda no mês de dezembro de 2017, a Casan justificou que apesar da aparência, o líquido sai tratado do reservatório e a situação ocorre pelo acumulo de dejetos presos na tubulação, quando do desligamento, como foi o caso da área do bairro do Sol e João Paulo II, onde ocorreu desligamento nos dias 21 e 22 de dezembro, para implantação de novos Booster, e quando a pressão da água volta, acontece esse problema, que segundo a Casan seria resolvido no mesmo dia.




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png