EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

'150 anos de Timbó'

Alunos da UPE Amor Perfeito realizam apresentação dos projetos 'Identidade' e 'Minha cidade tem: história e memória'

Clarice Graupe Daronco / JMV
Foto: FOTOS/UPAP


TIMBÓ - Em comemoração aos 150 anos de Timbó os professores da Unidade Pré-Escolar Amor Perfeito: Marisa Regina Reichardt, Juliane Nones Lobe, Dorita Wenceslau Devigile, Márcia de Andrade Gessner, Luiza Helena Bottner, Rafaela Pintarelli e Daniela Beda trabalharam dois projetos com os alunos das turmas de Jardim e Pré-Escola.

 Os trabalhos que foram desenvolvidos durante os meses de abril e junho, foram apresentados na noite do dia 15 de junho, quando da realização da Festa de Integração das Famílias.

Segundo os professores envolvidos os trabalhos tiveram como foco os 150 anos de Timbó. "Foram desenvolvidos os projetos "Identidade" e "Minha cidade tem: história e memória" proporcionando às crianças conhecimentos a respeito das diferenças culturais, costumes, etnias, pontos turísticos, primeiros colonizadores e as famílias do nosso município".

Os professores relatam que as crianças, para o desenvolvimento dos projetos, vivenciaram passeios ao Sítio Mulde, a Casa do Poeta Lindolf Bell, a Casa de Familiares, ao Morro Azul, passeios no bairro e entrevista com Jhon Mueller, um pouco da história e manifestações culturais que ainda fazem parte e estão presentes no dia a dia das pessoas que residem em Timbó.


De acordo com os profissionais, as atividades foram elaboradas e planejadas na UPE com a participação das famílias e da comunidade escolar. "Foram também confeccionadas com as participações das famílias, maquetes, petecas, cavalinho de pau e pandeiros, brinquedos feitos artesanalmente e que fazem parte da cultura das famílias e no dia 15 de junho, aproximamos a realidade da cultura timboense às nossas crianças, através da Festa de Integração das Famílias", ressaltam eles.

Os professores ressaltam que as crianças aprenderam e vivenciaram um pouco dessa cultura através de músicas e danças alemãs e italianas apresentadas a elas. Cada turma traduziu através da música e da dança um pouco dessa cultura e realizando uma bela apresentação das seguintes músicas: Fliegerlied: So Ein Schoner Tag (Um dia tão Bonito); Guten Abend, Gute Nacht (Boa noite, boa noite); Tarantella Napoletana; Hoppe Hoppe Reiter; La Bella Polenta e Dornröschen war ein schönes kind (A linda Rosa Juvenil).

Através dos projetos, segundo os profissionais, foram desenvolvidos valores como o respeito às diferenças, o diálogo, a cultura e sua diversidade. "Com os projetos pudemos aproximar ainda mais as crianças da história da nossa cidade e o gosto pela cultura alemã e italiana".


Imagens




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png