EDITORIAS

ASSINE

ANUNCIE

Abril Azul

Clarice Graupe Daronco
Foto: ALINEMILBRATZFOTOGRAFIA

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge um em cada 160 crianças no mundo. No Brasil, estima-se que existam cerca de dois milhões de autistas. O diagnóstico ocorre geralmente entre os dois anos e meio e três anos, e não existe cura para essa condição. Para dar visibilidade ao tema, foi escolhido o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo e, para que as ações ocorram no mês todo, foi criada a campanha Abril Azul. A ideia é mostrar as características e as dificuldades do transtorno, incentivando, dessa maneira, a inclusão do autista em sociedade, bem como a criação de políticas públicas voltadas para esse grupo.



As informações são de Juli Lanser Mayer, que é casada, mãe de quatro filhos, escritora e palestrante. Além disso, fundou e presidiu o AutismoS, grupo de apoio educacional, sediado em Blumenau. Também idealizou o Encontro TEA, em Timbó. Seu gosto por escrever a levou a criar um blog e ao se tornar mãe, Juli começou a compartilhar na internet suas experiências. Em 2015, após um de seus filhos ser diagnosticado com autismo, passou a se aprofundar no assunto, juntando as vivências da maternidade típica e atípica.

Juli observa que em Timbó foi sancionada, em março de 2019, a lei que estabelece o "Abril Azul", data que entra para o calendário anual de ações promovidas pela Prefeitura de Timbó.

Para marcar o "Abril Azul", o Shopping Park Europeu promoveu ontem, dia 6 de abril, o bate-papo on line: "Ao TEA amar", com a palestrantes timboense, Juli Lanser Mayer. "O tema abordado foi a importância da inclusão do autismo em diversas frentes, e teve convidadas especiais, como a educadora musical e fundadora da In Concert, Karina Tobia, que falou sobre musicalização para autistas, além das profissionais Ana Maria Philipps (fonoaudióloga Infantojuvenil, especialista em autismo e apraxia de fala), e a Fabíola Costa (terapeuta ocupacional especializada em integração sensorial e educadora parental)".

Além do bate-papo, Juli apresentou seu livro, lançado recentemente pela Editora Astral Cultural. "Com prefácio da apresentadora Chris Flores e apresentação do médico, Juan Danilo Rodríguez, o livro Ao TEA amar traz um relato materno sobre o autismo, com reflexões e informações para que mães e familiares possam encontrar sua melhor versão ao receber o diagnóstico de seus filhos".

Sobre o livro Juli afirma que: "Às vezes a vida nos reservas surpresas e vivências que mudam nossa história...Elas dão o tom, o caminho e aprendizados necessários para uma jornada de amor e harmonia. A maternidade típica e atípica fez isso em minha vida...Ela me transformou...Sonhos adormecidos foram despertados... A resiliência impulsionada...E um propósito maior nascia dentro do meu lar quando meu filho Rafael foi diagnosticado com autismo. Nossa vida virou de ponta cabeça...Mas Deus foi guiando nossos passos e através do meu filho dando seu recado...Autismo não tem cura, mas tem amor incondicional...Autismo não tem cara, mas reflete aprendizados únicos e genuínos...O autismo deve e está em todo lugar, tenha espaço para amá-los e incluí-los...Autismo não é castigo, é missão... Será que estamos preparados para entendê-los? É assim que compartilho com vocês nossos aprendizados através deste livro: Ao TEA amar... Um livro que traz um novo olhar para o autismo, onde juntos podemos encontrar nossa melhor versão".

O livro é dividido em três grandes vivências: Ao te amar me transformo; Ao te amar te ensino...e Ao te amar te incluo... "Em cada página você encontrará tudo que talvez quando tive o diagnóstico do meu filho gostaria de ter ouvido ou lido de alguém".



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png