EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Alegria marca o primeiro final de semana da Festa

Atrações como Velhos Camaradas, Tarde Folclórica e Tarde dos Clubes de Caça e Tiro encantaram os presentes no Parque Henry Paul

Clarice Graupe Daronco / JMV
Foto: By Pilo

TIMBÓ - Alegria, música, tradição e muito chope gelado. Assim está sendo a 29ª Festa do Imigrante que iniciou na noite do dia 4 de outubro e seguiu com diversas atrações nos dias 5 e 6 e retorna com uma intensa programação nos dias 10 a 13 de outubro.

Um dos destaques da programação no fi nal de semana foi a apresentação, na tarde de domingo, dos Velhos Camaradas. De acordo com os integrantes da Comissão Central Organizadora (CCO) da Festa, Männerchor Liederkranz. Esse é o nome original do Coral Masculino do Centro Cultural 25 de Julho, de Blumenau, que todos os anos se transforma no Encontro dos Velhos Camaradas, uma das principais atrações da Oktoberfest, formado por amigos que preservam as tradições dos antepassados que colonizaram o Vale do Itajaí. O grupo se apresentou pela primeira vez na Festa do Imigrante e foi um show, sendo elogiado por todos os presentes.

Em entrevista, um dos representantes dos Velhos Camaradas, José Carlos Oechsler disse que o Coral apresenta um repertório 100% cantado em alemão, com canções tradicionais, peças de variados ritmos, mas dentro da tradição e da alegria de uma festa germânica. "Para nós é motivo de alegria, de satisfação, poder constatar que o público comprou a nossa ideia, gosta das nossas apresentações e nos prestigia".

Tarde Folclórica

Dentro da programação de domingo teve ainda a Tarde Folclórica, que é um evento tradicional na Festa do Imigrante. A dança desde os seus primórdios é uma forma de expressão e a dança folclórica representa a história e a evolução de seu povo. O evento acontece para manter uma das principais heranças culturais dos antepassados, a dança folclórica. Todos os anos grupos de etnia alemã, italiana, ucraniana, polonesa e de origem açoriana participam do evento. A Tarde dos Grupos Folclóricos apresenta ao público trajes históricos utilizados há mais de 200 anos. Também é apresentado ao público a origem e a história das danças, que muitas vezes expressam atividades, lendas, ofícios e os costumes de um povo ludicamente. Passos de polcas, mazurcas, valsas, tarantelas entre outros são apresentados ao público mostrando a diversidade cultural de cada etnia.

Neste ano a Tarde dos Grupos Folclóricos teve a presença de vários grupos da região que durante duas horas apresentaram as mais belas músicas e danças folclóricas aos visitantes da Festa. Em Timbó a dança folclórica está representada há mais de 30 anos pelos grupos folclóricos Volkstanzgruppe Blauer Berg adulto, infantojuvenil e infantil.

150 anos em destaque

A programação festiva em homenagem aos 150 anos de Timbó retorna com atrações no Parque Henry Paul no dia 10 de outubro, a partir das 18h. Na noite destaque para Die Lustigen Musikanten; Banda La Montanara e Os Fantásticos. No dia 11 as atividades iniciam às 10h e além das apresentações das bandas destaque para a Tarde da Melhor Idade.

No dia 12, as atividades terão início às 9h com o Desfi le Alegórico, na Avenida Getúlio Vargas. Neste ano o desfi le será por décadas onde cada Associação de Moradores de Bairros está organizando a sua década com a participação de empresas e entidades. No dia a programação do Pavilhão de Eventos iniciará às 10h e seguirá até a zero hora, com destaque para a banda Orchester Bergarbeiter Presslar da Alemanha e da Banda Municipal Professor João Müller. Na data terá ainda atrações para a criançada com a Tarde da Criança

No dia 12 de outubro, data de aniversário de fundação, após o Desfile Alegórico será servido um bolo de 150 metros alusivo aos 150 anos de Timbó. No mesmo dia terá também show pirotécnico, às 21h.

A Festa encerra no dia 13 de outubro, sendo que durante o dia a programação será intensa iniciando com o Encontro de Bandoneons e encerrando com a Escolha das Rainhas e Princesas da 30ª Festa do Imigrante.

Tarde dos Clubes de Caça e Tiro

No sábado, além das diversas bandas que se apresentaram destaque para a busca do Rei, Cavaleiros, Rainha e Princesas do Tiro, Tiro ao Pássaro e Bolão da 28ª Festa do Imigrante. Segundo informações do presidente da CCO, e diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Jorge Ferreira, a tradição dos clubes de Caça e Tiro que acontece há mais de 800 anos na Alemanha e 154 anos na região do Médio Vale foi representada pelos 10 clubes de Caça e Tiro de Timbó com a participação de mais de 800 pessoas. "Tivemos a iniciativa de introduzir na Festa do Imigrante de 2009 a Tarde dos Clubes de Caça e Tiro, a competição de escolha de Rei e Cavaleiros do Tiro na modalidade carabina da Festa do Imigrante, Rainha e Princesas do Tiro ao Pássaro da Festa do Imigrante", destaca ele. 

De acordo com Ferreira, nas edições de 2009 e 2010 a escolha do Rei e Rainha acontecia na Tarde dos Clubes de Caça e Tiro durante a Festa do Imigrante, sob a organização da Fundação Cultural, passando a partir de 2011 para a responsabilidade da Associação dos Clubes de Caça e Tiro e Associações Esportivas e Culturais de Timbó, que neste mesmo ano incluiu na competição a modalidade de Bolão escolhendo o Rei, cavaleiros, Rainha e princesas do Bolão, realizando as competições de forma itinerante nos clubes filiados à Associação sempre no mês de setembro que antecede a Festa. "Em Timbó atualmente as Associações e Sociedades cultivam as seguintes modalidades: Tiro, Tiro ao Pássaro, Bolão de Mesa, Caneco, Bolão, Bocha e Dado"

Programação diversificada

De acordo com a CCO, o acesso à Festa é totalmente gratuito, inclusive o estacionamento. Outro destaque são os passeios de Trenzinho da Alegria, gratuitos aos sábados e domingos das 14 às 18h. Durante a Festa tem ainda venda e exposição de artesanato e produtos típicos, parque de diversão, competições típicas e uma Exposição Coletiva - 150 anos de arte, no Centro Evangélico da Paróquia de Confissão Luterana de Timbó. A Exposição estará aberta para visitação nos dias 9 a 13 de outubro.


Imagens



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png