EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Benedito Novo é destaque nacional

11 Dezembro 2018 15:56:27

O município de Benedito Novo foi um dos nove do Brasil indicados a assinar o Termo de Adesão ao Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

Bruna Laline Ramos / JMV


BENEDITO NOVO - O município de Benedito Novo foi um dos nove do Brasil indicados a assinar o Termo de Adesão ao Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. A indicação ocorreu em Brasília, durante o Seminário Nacional do 6º Mapeamento de Experiências de Boas Práticas em Gestão Pública no Campo de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, realizado no fim de novembro. 

Segundo informações da coordenadora e enfermeira Alexandra Guidarini Stortti, um dos fatores que motivou a indicação de Benedito Novo a aderir a estratégia, foi a conquista do Prêmio Destaque pela apresentação do trabalho com o nome de: "Fique sabendo e saia da dúvida! Testes rápidos nos idosos".

"O objetivo é diagnosticar casos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C entre idosos que frequentam grupos 'da melhor idade' no município, fazendo os devidos encaminhamentos para tratamento e acompanhamento, caso o resultado seja positivo. Outra proposta é incentivar a prevenção de doenças com o uso de preservativos e evitar outros tipos de contágio", explica Alexandra.

A Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa realizou uma premiação simbólica, por meio de entrega de Certificado de Reconhecimento de Experiência de Boas Práticas, no âmbito do SUS. Durante a cerimônia estiveram presentes o prefeito Jean Michel Grundmann, o vice-prefeito Dário Tonolli e o secretário de Saúde e Assistência Social, Ronie Gilberto Loewen.

A administração municipal lembra que a assinatura do Termo de Adesão ao Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é o primeiro passo do processo. Depois, outras quatro fases devem ser cumpridas pelo município indicado.

Na fase dois é feita a verificação do funcionamento ou criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; capacitação dos gestores municipais, via EAD do MDS; produção de um diagnóstico municipal; e a elaboração de estratégia por parte do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa.

Na fase três acontece a discussão de projeto de lei com a população; aprovação do plano por parte da Câmara de Vereadores; sanção da lei pelo prefeito; ampla divulgação da lei. Já as fases 4 e 5 contemplam a execução da lei. Após a conclusão de todas as fases, estão previstas reavaliações anuais das metas e ações.




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png