EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Chuvas acima da média em Santa Catarina

De acordo com a Epagri/Ciram, o estado teve o maio mais chuvoso dos últimos 25 anos

Amanda Bittencourt/ JMV
Foto: FOTO/DIVULGAÇÃO

TIMBÓ - Os últimos dias foram de chuva moderada e intensa em grande parte do estado de Santa Catarina. De acordo com informações da Epagri/Ciram, o mês de maio foi o mais chuvoso desde 1994 e todas as regiões apresentaram média mensal superior ao previsto.  

Mais de 50 cidades foram afetadas e havia desabrigados e desalojados até no domingo, dia 2, nas cidades de Mafra, Rio Negrinho e Rio dos Sul, locais mais afetados. Só em Mafra, segundo a Prefeitura, 282 pessoas de 83 famílias estavam em abrigos ou casas de parentes na tarde de domingo.

Segundo dados da Epagri/Ciran a região do Vale do Itajaí que tem média de 100 milímetros em maio, teve acúmulo entre 170 e 200 milímetros. A região Sul foi a que apresentou maior volume, com registros superiores a 300 milímetros, sendo que o normal é 80. 


Na sexta-feira, dia 31, a Defesa Civil de Ascurra registrou diversas ocorrências no município. A principal delas ocorreu na rua Ribeirão Santa Bárbara no momento mais intenso da chuva, deixando cerca de 30 famílias ilhadas devido a cheia do ribeirão Santa Bárbara. Ainda, a Travessa Zonta localizada no Centro ficou interditada. Em outros locais foram registrados deslizamentos de terra próximos a residências.

Em Apiúna, um muro de aproximadamente dois metros de altura caiu na rua Petrópolis, próximo à garagem do Residencial Santana, conforme apuração da Apiúna FM. Ninguém se feriu.

O rio Itajaí-Açu, em Indaial, estava sendo monitorado pela Defesa Civil que fazia medições constantes, e na sexta-feira, às 18h, foi decretado status de alerta, com nível do rio em 4,90 metros. Na última medição feita ontem, dia 3, a situação já estava normal, sendo registrados 3,44 metros.

Já em Timbó, uma parte do calçamento da Praça das Bandeiras, no Centro, cedeu.


Para essa terça-feira, dia 4, a região do Vale do Itajaí, deverá apresentar nevoeiro ao amanhecer. No decorrer do dia, sol com algumas nuvens. As temperaturas caem, ficando com mínimas entre 8°C e máxima de 19°C. De quarta, dia 5, até na sexta-feira, dia 7, o tempo segue firme em todo o estado, com a atuação da massa de ar seco e frio.




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png