EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Conseg realiza primeira reunião do ano

08 Fevereiro 2019 13:54:13

Durante o evento, a PM apresentou dados de ocorrências e a diretoria do Conselho anunciou nova eleição para o próximo mês

Bruna Laline Ramos / JMV
Foto: FOTO/BRUNA LALINE RAMOS/JMV

TIMBÓ - O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Timbó realizou a primeira reunião do ano na noite desta quarta-feira, dia 6, na Câmara de Vereadores. Na ocasião, estiveram presentes a diretoria do Conselho, o prefeito Jorge Krüger, o promotor de Justiça Alexandre Serratine, o comandante da Polícia Militar de Timbó capitão Pablo David Henden, o agente da Polícia Civil Rodrigo Ferreira e os líderes dos grupos da Rede de Vizinhos.  

Durante a reunião, o capitão Henden fez uso da palavra e apresentou números referentes ao trabalho da Polícia Militar nos anos de 2017 e 2018, destacando a importância do programa Rede de Vizinhos, que vem contribuindo no combate ao crime na cidade.

Conforme os dados apresentados, entre 2017 e 2018 foram atendidas cerca de 4 mil ocorrências em Timbó. Neste período, os números de homicídios/latrocínios e de roubos tiveram aumento na cidade. Em 2017, não foi registrado nenhum homicídio/latrocínio, enquanto em 2018 foram dois casos, um do médico Cleonildo de Oliveira e outro do idoso morador da Mulde. Já os roubos passaram de 32 para 37 casos.

Entretanto, os dados apontam uma boa notícia para Timbó, isso porque o crime que mais ocorre na cidade, o de furto, diminuiu consideravelmente e, segundo o capitão Henden, isso se dá em razão da parceria da comunidade com as polícias, através da Rede de Vizinhos.

No caso de furtos, os números passaram de 275 em 2017 para 180 em 2018, ou seja, uma redução de quase 100 crimes. E, enquanto os furtos diminuíram, o número de prisões/detenções aumentou, passando de 177 para 194.

Durante a apresentação destes dados, capitão Henden também destacou que Timbó possui hoje 556 ruas, sendo que 200 delas já aderiram à Rede de Vizinhos, somando cerca de 4 mil pessoas participantes dos grupos de segurança. Além disso, ele informou que boa parte das ocorrências que acontecem na cidade, são registradas fora das ruas que fazem parte do programa.

Após a explanação do comandante da Polícia Militar, o prefeito Jorge Krüger fez uso da palavra e ouviu as solicitações dos líderes das ruas. Muitas pessoas presentes apontaram problemas de iluminação pública, fluidez do trânsito e excesso de velocidade em alguns pontos da cidade e solicitaram providências. O prefeito disse que vai analisar todos os problemas citados e verificar possíveis soluções.

Ainda durante a reunião, foi apresentada a única chapa para a eleição da nova diretoria do Conseg, que ocorrerá no dia 20 de março. Sendo assim, Ana Lúcia Zemuner, que até então estava à frente dos trabalhos do Conselho Comunitário de Segurança, passará o cargo no próximo mês. "Estou muito feliz por nosso grupo continuar unido e agradeço a todos que participaram da diretoria atual. Que nosso Conseg continue amadurecendo e conquistando cada vez mais ruas para o Rede de Vizinhos", disse a atual presidente.





jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png