EDITORIAS

ASSINE

ANUNCIE

Coronavírus: OMS declara como pandemia

Anúncio foi realizado nesta quarta-feira, dia 11

Foto: Divulgação

TIMBÓ - Ao meio-dia de quarta-feira, dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o coronavírus como pandemia. A doença já deixou mais de quatro mil mortos e cerca de 118 mil infectados no mundo - a maioria na China, Itália e Irã, países com a maior incidência do vírus.

Em nota a OMS declarou que: "esta não é somente uma crise de saúde pública, mas uma crise que vai afetar todos os setores, e todos eles precisam estar envolvidos na luta contra o vírus".

A Organização também salienta da importância de as pessoas não entrarem em pânico apesar da nova definição.

O diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma rede social, afirmou que gostaria que os países "se lembrassem de preparar seus hospitais, proteger e treinar profissionais da saúde" e que as pessoas se lembrem de "cuidar umas das outras".

No Brasil, a última informação oficial do Ministério da Saúde aponta que 34 casos foram confirmados até o meio-dia do dia 11, e outros 893 suspeitos. Outros dois casos foram confirmados, mas ainda não foram contabilizados e um novo boletim da Saúde deve ser divulgado até o final da tarde desta quarta-feira.

Já em Santa Catarina, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde no dia 9 de março, o número de casos suspeitos do novo coronavírus caiu para 42. No estado, já foram descartadas 28 suspeitas. A Secretaria de Estado da Saúde informou que não divulgaria nesta segunda as cidades em que há casos suspeitos por causa de uma atualização banco de dados.


Sinais e sintomas

Casos mais leves de infecção por coronavírus podem parecer como gripe ou resfriado comum, dificultando o diagnóstico. Sinais comuns de infecção incluem sintomas respiratórios, febre, tosse e dificuldade respiratória. Em casos mais severos a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave e até óbito.


Tratamento

Não existe tratamento específico para as infecções causadas pelo coronavírus humano. O tratamento utilizado é baseado nos sintomas apresentados pelo paciente e terapias de suporte necessárias.


Recomendações para prevenção

* Evite aglomerações e ambientes fechados;

* Mantenha os ambientes ventilados;

* Não toque os olhos, nariz e boca sem antes higienizar as mãos;

* Higienize as mãos com água e sabonete líquido ou álcool gel, principalmente após tossir, espirrar ou assoar o nariz;

* Use lenço descartável para assoar o nariz. Ao tossir ou espirar apoie no cotovelo, nunca nas mãos;

* Não compartilhe copos, talheres e objetos pessoais;

*Algumas infecções respiratórias podem ser prevenidas. Verifique sua carteira de vacinação ou vá até uma Unidade de Saúde.

"Informação correta e prevenção são as melhores formas de proteção. Cuide da sua saúde".



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png