EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Crianças: novas vivências

11 Dezembro 2018 15:58:00

UPE Girassol realiza Mostra Cultural onde apresenta trabalhos inspirados em grandes artistas internacionais, nacionais e também locais

Clarice Graupe Daronco / JMV
Foto: FOTOS/UPEGIRASSOL



TIMBÓ - "Os olhos, os ouvidos e a língua vêm antes da mão. Ler vem antes de escrever e desenhar antes de traçar as letras do alfabeto". Com a frase de Mahatma Gandhi a direção da Unidade Pré-Escolar (UPE) Girassol relata a realização da 1ª Mostra Cultural: Criança também faz arte.

Segundo informações da professora regente das aulas de Artes, Luiza Helena Böttner, o evento aconteceu no início de dezembro, nas dependências da Unidade, oportunidade em que as crianças puderam apresentar aos pais e seus convidados as obras que produziram durante o ano letivo de 2018. "As obras foram inspiradas em grandes artistas como Claude Monet, Van Gogh, Andy Warhol, Giuseppe Arcimboldo, Wassily Kandinsky, Pablo Picasso, Henri Matisse, Edvard Munch, Frida Kahlo, Pablo Picasso, Gustavo Rosa, Romero Britto, Tarsila do Amaral, e artista timboenses como Solange Lenzi Packer e Ornella Jacobsen e também arte rupestre. No evento as crianças mostravam suas obras com orgulho, nela foram apresentados trabalhos individuais ou em grupos. Dentre as diversas técnicas e materiais utilizados, mesmo que as obras inspiradas sejam as mesmas, nenhuma criação é igual a outra trazendo em si um pouquinho de cada criança", observa a professora.

A direção do educandário afirma que mais do que apreciar as produções, as famílias e as crianças foram conduzidas pelo fio que une as obras e tiveram a oportunidade de descobrir algo novo ao interagir com os espaços da UPE. "A UPE trabalha com projetos de arte e a Mostra Cultural deu visibilidade a eles. Tudo devagar porque é uma construção longa. A Mostra Cultural deu uma dimensão aos projetos, uma espécie de conclusão por meio de outras vivências, pois quando os trabalhos estão montados numa mostra, a experiência é outra.

Não é só apresentar o que foi feito, é recriar o que foi vivenciado, destacando os aspectos mais significativo ao longo do processo e, além disso, potencializar em uma experiência que pode ser compartilhada com os funcionários, com a família e com as crianças da UPE, porque elas vão vir para a Mostra e viver coisas que são familiares a elas de uma outra forma".

Expressão

Os trabalhos que foram coordenados pela professora Luiza Helena juntamente com as demais professores da UPE, oportunizaram momentos para as crianças se expressarem por meio da arte. "Nas aulas de artes foram desenvolvidas várias formas de expressar a arte através de: desenho, pintura, colagem, gravura, fotografia, vídeos, música e dança. Utilizando diferentes materiais como guache, papéis coloridos, giz pastel, retalhos de tecidos, transparências, canetas permanentes e hidrocor, cola colorida, entre outros".

Luiza Helena relata que durante o ano foi possível trabalhar a obra "Plantação de olhos", da artista plástica que tem seu ateliê no bairro Ornella Jacbsen e que também veio prestigiar o evento. "Cada criança traz em si um potencial em sua particularidade, que é moldado de acordo com a realidade social em que vive e o produto deste encontro é a criação. Criar é formar no sentido de dar vida a alguma coisa. É através desse contexto que criando a criança ordena, configura, amplia, e com isto desenvolve seus processos mentais, sua inteligência matemática, musical, intelectual e interpessoal. Manusear, amassar, transformar algo em uma coisa pessoal com uma interferência própria é estabelecer para si mesma o sentido da forma, do limite, do equilíbrio, pode ser com um simples rabiscos, mas que reflete aspectos expressivos de seu desenvolvimento tais com: crescimento, maturação, mudanças de níveis.

A direção afirma que a Mostra Cultural oportunizou momentos muito agradáveis de compartilhar com as famílias e com a comunidade o trabalho que vem sendo desenvolvido com as crianças. "A Exposição foi o resultado do empenho das crianças em seus trabalhos, no qual fizeram ressignificações de obras com criatividades. Apresentada aos pais e convidados com o objetivo de incentivar a cultura, além de valorizar as produções de nossos pequenos artistas. Ao possibilitarmos para as crianças o contato com a arte desde cedo permitimos que ela amplie o seu repertório cultural, desenvolvendo dessa forma o seu senso crítico, sensibilidade e criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma".




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png