EDITORIAS

ASSINE

ANUNCIE

'Curvas de Amor''

Profissional apresenta imagens dos ensaios fotográficos do projeto que acontece há dois anos

Clarice Graupe Daronco
Foto: BRUNO BOTTARO

Com a frase "Em uma grávida batem dois corações e cresce um amor maior que a própria vida", foi desenvolvido desde 2018, pela Prefeitura de Doutor Pedrinho, o projeto "Curvas de Amor". As informações são do fotógrafo, Bruno Bottaro.



O profissional conta que: "no final de 2018 fiz um projeto voluntário onde fotografei gratuitamente gestantes que estavam fazendo os seus exames pré-natais no Sistema Único de Saúde (SUS) de Doutor Pedrinho, foram nove gestantes em duas horas de ensaio. Elas se divertiram bastante e ao receberem as fotografias eternizadas em um quadro era visível a emoção em seus olhos. Muitas dessas futuras mamães nunca vivenciaram a experiência de serem fotografadas, e isso mexeu muito comigo".

Bottaro relata que: "dois meses depois, levei a ideia do Projeto 'Curvas de Amor' para a então prefeita de Doutor Pedrinho na época, Simoni Nones e sua secretária de Saúde, Tici Lenzi. Conversamos por alguns minutos e ambas amaram a ideia, que se baseia em presentearmos todas as gestantes que fazem os seus exames pré-natais no SUS de nosso município".

De acordo com o fotógrafo os ensaios são sempre realizados em meio à natureza, seja em cachoeiras, rios, reflorestamentos, campos com flores. "Opções bonitas é o que não falta".

Cada gestante ganha um ensaio externo de uma hora de duração, podendo utilizar até duas roupas diferentes e ainda levam um quadro para embelezar suas moradias com essa linda lembrança. "Foi criado assim o 'Curvas de Amor', com a frase: "Em uma grávida batem dois corações, e cresce um amor maior que a vida e em dois anos de projeto foram 31 gestantes eternizadas, com muitas histórias de amor, conquistas e alegrias para contar".

 O fotógrafo acredita que o projeto terá continuidade neste ano, através da nova gestão da Prefeitura. "Caso não tenhamos a parceria da Prefeitura estarei me organizando para não deixar o projeto morrer e fazer com que muitas futuras mamães tenham esse momento de suas vidas eternizados".


Além das imagens


Jane Gracieli Trevisani

Em entrevista a mamãe, Jane, conta um pouco sua história: "Eu tinha um sonho de ter mais um filho para poder dar um irmãozinho para a minha menina, e pelo meu histórico da gestação anterior alguns médicos não aconselharam, mesmo assim a vontade foi maior. Procurei informações e tudo mais e logo estava grávida, iniciei o pré-natal, fui encaminhada para o pré-natal de alto risco no Hospital Santo Antônio, em Blumenau, as médicas já pediram para iniciar o tratamento. No início sofri bastante. A gestação não foi fácil, sentia muitos enjoos, passei muita fome, emagreci, a angústia e o medo de perdê-lo ele era enorme, cada dia era uma vitória. Mas tudo valeu a pena, eu faria tudo de novo para ter meu pequeno príncipe. Então resolvi me informar sobre o projeto "Curvas de Amor" para registrar minha gestação, marcamos o dia o quanto antes possível, pois eu tinha aquele medo de ter meu parto prematuro, marcamos para o dia 3 de janeiro de 2021...o tempo não estava ajudando muito, porém resolvemos fazer mesmo assim, e o sol brilhou novamente e deu tudo certo, o ensaio foi maravilhoso, eu guardei as seringas da medicação para eternizar essa luta para que desse tudo certo e o talentoso Bruno Bottaro se encarregou de usar suas belas inspirações para que tudo saísse perfeito".


BRUNO BOTTARO/


Segundo Jane, no seguinte ao ensaio, dia 4 de janeiro, ela foi consultar no Hospital Santo Antônio (HSA) e fizeram o ultrassom, apresentou um problema grave na artéria umbilical e tiveram que interromper a gestação na mesma tarde. "Foi um susto grande, um desespero, muito choro, mas não teve jeito, logo fizeram a cesárea para salvar meu bebê. Ele foi internado na UCIN do HSA para a recuperação, pois nasceu com 34 semanas de gestação e com 2.225 quilos. Me sinto realizada, minha menina agora tem seu irmãozinho e eu tenho os meus dois maiores amores, todo o esforço valeu a pena e graças ao projeto "Curvas de Amor" e ao querido Bruno Bottaro eu tenho essa linda lembrança que vou guardar para sempre. Se não fosse esse lindo projeto, eu não teria essa linda lembrança, agradeço muito de coração por ter ganho esse belo ensaio!"


Daiane Stolf

Segundo Daiane a gravidez foi algo que ela sonhava há muito tempo, então cada etapa, cada momento está vivendo e sentindo intensamente pois está sendo muito especial. "Poder eternizar esse momento tão especial, para mim e meu marido, não tem explicação. Olho para cada foto e cada uma delas mostra o amor que sentimos um pelo outro e o amor que sentimos por esse serzinho que está crescendo dentro de mim e que logo estará em nossos braços é um amor sem medida, é um amor maior que tudo. Só tenho a agradecer ao Bruno pelo ensaio pois ele fez com que a gente conseguisse expressar esse amor em cada foto, e com seu profissionalismo ele conseguiu capturar esse sentimento. Fazer o ensaio com o Bruno foi muito bom pois além de ser um fotógrafo excelente, ele é uma pessoa alegre, divertida e isso fez com que a gente se sentisse a vontade para expressar o que sente. Hoje olho as fotos e digo que não tem preço ver esse momento ali eternizado onde ele conseguiu capturar cada sentimento. É mágico".


BRUNO BOTTARO/




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png