EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Desfile Cívico leva centenas de pessoas à Avenida

Mais de 50 pelotões, envolvendo entidades, unidades escolares, fanfarras, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros realizam homenagem à Pátria

Clarice Graupe Daronco / JMV
Foto: R2 IMAGENS

TIMBÓ - O espírito de civismo foi uma das mais importantes marcas registradas, no dia de 7 de setembro, pelas ruas dos municípios em todo o país em comemoração ao Dia da Independência. Em Timbó, a data foi marcada por um lindo dia de sol, apesar da chuva que insistiu em cair na sexta-feira e do frio registrado no final da noite e início da manhã, centenas de pessoas deslocaram-se até o centro do município para reverenciar o seu amor à Pátria.

Na oportunidade alunos inquietos que treinaram durante dias os passos da marcha, professores e integrantes de instituições, no total de 55 deslocaram-se até os pontos marcados para demonstrar o seu amor à Pátria. Esse sentimento de patriotismo que é histórico, ao lembrarmos das aulas de História, quando os professores relatavam o ato heroíco do príncipe regente Dom Pedro ao proclamar a Independência do Brasil: na tarde do dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro estava em São Paulo, nas proximidades do riacho do Ipiranga, após retornar de uma viagem a Santos. Neste local, o príncipe regente recebeu uma carta de um mensageiro. Nesta carta, a corte portuguesa exigia obediência às ordens metropolitanas e seu retornou imediato a Portugal.

Foi neste momento que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil, com o famoso grito: "Independência ou Morte!". O fato histórico ficou conhecido nacionalmente como "O Grito do Ipiranga".

Após esse acontecimento, todos os anos nesta data são realizadas homenagens e especialmente o Desfile Cívico para celebrar a "Independência do Brasil". O Desfile foi aberto pelos integrantes da Polícia Militar com o Mascote do Proerd, seguido pelo Parlamento Jovem, Corpo de Bombeiros Militar e Comunitário, na sequência os três grupos de escoteiros, Banda Municipal Professor João Müller, seguido pelos núcleos de Educação Infantil, unidades Pré-Escolares, centros de Educação Infantil, instituições de ensino como Cetisa, Apae, EJA e de cursos profissionalizantes, fechando com as escolas municipais e estaduais com suas fanfarras.

Na oportunidade todos os envolvidos e a comunidade presente reverenciaram a Pátria aplaudindo os pelotões que passaram pelo palco das autoridades montado em frente à Prefeitura e seguiram em direção à rua Luiz Benz, local onde encerrava o desfile.

Reveja o Desfile Cívico na página do Facebookda Editora Jornal do Médio Vale de Timbó.


Imagens



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png