EDITORIAS

ASSINE

ANUNCIE


Dia Internacional dos Museus

Clarice Graupe Daronco
Foto: FCT
Museu da Música

"O Dia Internacional dos Museus é comemorado na data de 18 de maio". A frase é da responsável pela Gestão Documental e administrativo do Museu da Música, que integra a Fundação de Cultura de Turismo de Timbó, Cleonice Rodrigues Godois Lacerda.



Segundo a profissional essa data marca uma iniciativa do Conselho Internacional de Museus (Icom). "O objetivo da celebração, comemorada desde 1977, é conscientizar o público em geral sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. Afinal, são os museus os responsáveis por preservar a história e a cultura da humanidade".

Cleonice destaca que conforme informações postadas no site Museu do Brasil: "O museu é o lugar em que sensações, ideias e imagens de pronto irradiadas por objetos e referenciais ali reunidos iluminam valores essenciais para o ser humano. Espaço fascinante onde se descobre e se aprende, nele se amplia o conhecimento e se aprofunda a consciência da identidade, da solidariedade e da partilha. Por meio dos museus, a vida social recupera a dimensão humana que se esvai na pressa da hora. As cidades encontram o espelho que lhes revele a face apagada no turbilhão do cotidiano. E cada pessoa acolhida por um museu acaba por saber mais de si mesma".

Aproveitando a data, a profissional da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó faz um convite: "Que tal aproveitar a data para conhecer os museus que temos na cidade?"

Cleonice informa que todos os Museus de Timbó são abertos para visitação de terça-feira a domingo e feriados das 8h30min às11h30min e das 13h30min às 17h30min com ingresso ao valor de: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (estudantes). Idosos com mais de 60 anos e crianças com menos de seis anos de idade tem entrada gratuita.


Museu da Música

A profissional conta que desde sua criação o Museu da Música tem como objetivo preservar o seu patrimônio, com o intuito de mostrar ao público visitante a cultura musical e a história da construção de instrumentos musicais através dos séculos e gerações. Para isso desenvolve diversas ações educativas e espetáculos musicais variados. Dentro dessa perspectiva passa a cumprir com sua missão institucional que pretende desenvolver suas ações de preservação, conservação e comunicação de seu acervo. Também pretende estimular o interesse dos visitantes pela música através da realização de exposições, ações educativas e concertos, além de outros eventos culturais com o objetivo de tornar o Museu da Música um espaço para a educação musical, aprendizagem e cultura.

O Museu da Música está localizado na rua Edmund Bell, S/N. Rodovia SC 477, km 05, no bairro Dona Clara. "Visitas monitoradas e ações educativas devem ser agendadas antecipadamente através do telefone número: (47) 3380-7626 ou no e-mail: museudamusica@culturatimbo.com".


Museu Casa do Poeta Lindolf Bell

Uma das propostas da Casa do Poeta Lindolf Bell é ser um museu vivo, dinâmico e que traga a filosofia de seu homenageado. Aqui, as pessoas podem conhecer onde moraram o poeta e seus pais, como conheceu os primeiros versos, seus gostos, amigos, quais os livros que lia, as obras que admirava, os prêmios que recebeu, suas vestimentas, ornamentos, objetos, plantas, enfim, tudo o que amou e admirou durante toda a sua vida.

A Casa do Poeta está instalada na rua Quintino Bocaiúva, nº 902, no bairro Quintino. Mais informações sobre visitações podem ser obtidas através do telefone número: (47) 3380-7628; e-mail: centrodememoria@lindolfbell.com.br/ graoeventos@lindolfbell.com.br".


Museu do Imigrante

 Traduz parte da história dos colonizadores de Timbó, seja através dos utensílios ou dos costumes. A criação do Museu do Imigrante tem o intuito de preservar, divulgar e manter viva a memória do povo timboense. O acervo do Museu compreende móveis que retratam a vida cotidiana dos primeiros imigrantes de Timbó, bem como pertences pessoais, utensílios de cozinha, indumentárias, etc.

O museu é a história viva dos imigrantes. Divulga usos e costumes que permanecem através dos tempos, proporcionando assim, conhecimento cultural - podendo ser utilizado como instrumento de pesquisa. O Museu do Imigrante fica no Centro de Timbó, na Avenida Getúlio Vargas, 211. Mais informações através do telefone número: (47) 3380-7632.


Imagens


jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png