EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

'Dois anos de muitos desafios'

14 Dezembro 2018 15:58:16

Prefeito Jorge Krüger avalia os seus dois primeiros anos de mandato e fala dos projetos para 2019

Clarice Daronco
Foto: FOTO/PMT


TIMBÓ - Com a proximidade do final de mais um ano, o Jornal do Médio Vale e o JMV TV estão realizando uma série de entrevistas com os prefeitos da região, para que os mesmos façam uma avaliação dos seus mandatos, apresentação das principais obras e ações realizadas durante o ano de 2018, bem como relatam os projetos e desafios para 2019.

Nesta edição vamos acompanhar a entrevista com o prefeito de Timbó, Jorge Krüger, que aproveita para avaliar os seus dois anos à frente da Prefeitura.

Ao ser questionado sobre qual seria sua avaliação da gestão, o prefeito destaca que primeiramente é preciso frisar que a Prefeitura de Timbó tem um quadro de servidores públicos de alto nível e comprometidos com a gestão. "E somente com essa união, do Executivo, dos servidores municipais, junto com o Sindicato, ao qual também sempre estivemos solidários às causas por ele defendidas, que conseguimos construir uma cidade a quatro mãos. Com a ajuda de todos, demos início a vários projetos e obras e também demos continuidade em ações que já estavam em trânsito quando assumimos a Prefeitura de Timbó".

De acordo com Krüger neste segundo ano de mandato, de fato, implantamos nosso ritmo. "Ano passado, por exemplo, tivemos como desafio estruturar o governo buscando sempre mais desempenho e economia. Assim, diminuímos o número de secretarias e a administração ficou mais enxuta e econômica. Agora, vamos realizar mais uma reforma administrativa (minirreforma) visando mais economia, transparência e melhor uso do dinheiro público. Logo no primeiro trimestre do ano que vem, vamos definir melhor algumas posições em setores estratégicos, sempre com vistas a investir onde é mais prioritário".

O prefeito ressalta que está sendo cortado mais de 50 vagas na administração direta, que vai economizar cerca de R$ 1 milhão por ano, e esse recurso será investido na contratação de servidores para a Educação, para desenvolverem trabalhos específicos com crianças com algum déficit intelectual, que necessitem de apoio pedagógico, inclusive no contraturno escolar.

Obras

Questionado sobre o setor de obras e infraestrutura, Krüger afirma que neste ano foi dado início a obras importantes de pavimentação em diversas ruas, beneficiando famílias de todos os bairros da cidade, por meio do Programa Pavimente Timbó. "Terminaremos o ano com 40 ruas pavimentadas, desde o lançamento do projeto, em maio de 2017, quando colocamos como meta pavimentar 100 ruas até o final de 2020. Desta forma, já estamos planejados para alcançar esse número, pavimentando mais 30 ruas em 2019 e outras 30 em 2020. Claro, que o bom andamento desse programa vai depender da participação da comunidade e das boas condições do tempo".

Saúde

Na área da Saúde o prefeito destaca como fator determinante para a sua qualificação, a entrega e início dos atendimentos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto junto ao Hospital Oase, que foi construída na gestão do ex-prefeito e atual deputado estadual eleito, Laércio Schuster, e terminada na sua gestão; e o início da construção da UTI infantil, no ano passado, no seu primeiro ano de mandato e que tem previsão de entregar para a metade do ano que vem.

Educação

No setor da Educação Krüger observa que nesses dois anos foi entregue um novo Núcleo de Educação Infantil, focando no compromisso de acabar com as filas reprimidas. "Junta-se à entrega dessa importante obra, a forma de como a Secretaria de Educação também organizou as matrículas, respeitando o que diz a legislação vigente e a demanda do município. Assim, conseguimos ampliar nossa oferta e temos hoje vagas sobrando nos núcleos municipais, trazendo benefício direto às famílias que mais precisam do serviço".

Projetos para 2019

Em 2019, de acordo com Krüger o objetivo da administração é de lançar o programa Calçada Legal. "Nossa meta é pavimentar o maior número de calçadas possíveis nos bairros de Timbó, como acontece com o Programa Pavimenta Timbó".

O prefeito destaca que ainda na mobilidade urbana será dado prosseguimento à maior obra viária da história de Timbó, prometida há mais de 20 anos. "Trata-se do Anel Viário do Araponguinhas. Terminamos a pavimentação dos mais de quatro quilômetros da rua Araponguinhas, construímos a ponte de Dona Clara, sobre o rio Benedito, ligando os bairros Padre Martinho Stein e Dona Clara e demos início à última fase das obras com a construção de quatro rotatórias e seus acessos. A previsão, se o tempo colaborar, é entregarmos essa obra completa em março do ano que vem".

Krüger adianta ainda que a outra meta de seu governo para os próximos dois anos é iniciar as obras do Anel Viário Norte, que vai ligar a rua Pomerode, no bairro Pomeranos, à rodovia BR 470. Será a terceira via de escoamento da produção e desvio de veículos dos principais corredores de serviço e do Centro da cidade. "O projeto de pavimentação da rua Pomerode está dentro do programa 'Avançar Cidades', do Ministério das Cidades".

O prefeito informa ainda que está sendo buscado recursos junto aos Governos Estadual e Federal para pavimentar um trecho da rua Tiroleses, no bairro Tiroleses, do final do calçamento até as imediações da Escola Municipal. "É uma obra importante, reivindicada por aquela comunidade, que estamos fazendo o possível para iniciá-la nos próximos dois anos também".

CIC

Krüger relata ainda que está sendo pleiteado junto ao Governo Federal recursos para a conclusão do Centro Integrado de Cultura (CIC). "Tivemos por várias vezes a promessa do Governo do Estado em nos auxiliar com recursos para a conclusão dessa importante obra, mas como acontece no descaso com os acostamentos das rodovias estaduais que fazem divisa com Timbó, sofremos com essa obra paralisada, sem uma resposta do Estado. Também estamos todos os anos protocolando projetos no sistema do Governo Federal, para captação de recursos via Lei Rouanet, mas que até agora também não surtiram um efeito concreto. Um novo governo se inicia a partir de janeiro, tanto em âmbito estadual quanto federal, e esperamos sermos melhor recebidos com nosso projeto de término desta importante obra".

Um ano especial

Para finalizar Krüger destaca que o ano de 2019 será especial para todo timboense. "Teremos nossa comemoração do sesquicentenário do município, em 12 de outubro. Para isso, desde a Festa do Imigrante deste ano, quando lançamos a campanha dos 150 anos, diversas atividades e eventos estão planejados e no início do próximo ano, um calendário com as atividades será divulgado e distribuído em toda a cidade e nos órgãos de turismo do estado. Lembro ainda que as empresas que querem nos ajudar a divulgar a marca dos 150 anos de nossa história, podem baixar gratuitamente no site oficial da Prefeitura a logomarca dos 150 anos e usá-la em seus produtos e embalagens. A ideia é com isso mostrar nossa pujança econômica, social e cultural".





jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png