EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Ecopontos são inaugurados

07 Junho 2019 14:08:22

Estruturas foram entregues à comunidade nesta semana, em dois municípios do Cimvi

Bruna Laline Ramos / JMV
Foto: FOTO/ PMR

RODEIO - Rodeio e Massaranduba são os dois municípios do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) que inauguraram nesta semana seus Ecopontos. As estruturas foram oficialmente entregues à comunidade em solenidades realizadas no dia 5, quarta-feira, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Rodeio, o evento ocorreu no fim da tarde e reuniu autoridades municipais.  

Segundo informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Rodeio, o Ecoponto está instalado ao lado do Ginásio de Esportes José Maximiliano Venturi e terá como objetivo receber materiais como: óleo de cozinha (em garrafa PET bem fechada), equipamentos de informática, móveis, eletrodomésticos, vidros (garrafas, frascos), metal (latas, lacres), plástico (garrafas, sacos, embalagens) e papel (embalagens, papelão, jornais, revistas), sendo que todos os materiais recicláveis devem estar limpos e secos.

O valor do investimento do Ecoponto de Rodeio foi de aproximadamente R$ 70 mil, com recursos próprios do município. O horário de atendimento no local será de terça à sexta-feira, das 13hàs 17h e aos sábados das 8h ao meio-dia.

Conforme explica o diretor executivo do Cimvi, Fernando Tomaselli, o Ecoponto é um ponto de entrega voluntária de resíduos, sendo que o projeto foi desenvolvido pelo próprio Consórcio e será implementado em 10 municípios.

A primeira cidade a inaugurar o Ecoponto foi Timbó, em solenidade realizada no mês de março. Já nesta semana foi a vez de Massaranduba e Rodeio entregarem a estrutura para a comunidade. Outros municípios que também terão Ecopontos são Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Luiz Alves e Rio dos Cedros.

"O projeto do Ecoponto trata-se de um container, sendo que a estratégia é estimular a entrega voluntária e gratuita, bem como a correta destinação de resíduos de utilidade reversa, como resíduos de informática, telefonia, eletrodomésticos, móveis, vidros, óleo de cozinha, dentre outros", explica Tomaselli.

O diretor executivo do Cimvi também comenta que tanto o projeto quanto a licitação, podem ser efetuadas pelo Consórcio. Entretanto, cabe ao município fazer e custear a implantação do Ecoponto, em área de fácil acesso aos moradores e com benfeitorias (cercas ou muros, jardinagem e acessos).





jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png