EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Em busca de um sonho

Arcesio Antonio Gadotti Junior pedalou 2.749 quilômetros sozinho, de Indaial ao Atacama

Clarice Graupe Daronco / JMV

INDAIAL - "Muito mais que uma aventura, foi a realização de um sonho". Com essa frase o indaialense, Arcesio Antonio Gadotti Junior, de 35 anos, estudante de Engenharia Civil e que atualmente já atua na área da Construção Civil, falou sobre sua viagem solo para a cidade de San Pedro de Atacama.

Em entrevista, Gadotti relata que a viagem começou quando ele saiu da sua casa, em Indaial, na data de 21 de outubro de 2019. "Foi uma segunda-feira e saí debaixo de muita chuva", lembra ele ao contar que sua companheira de viagem foi uma bicicleta Specialized modelo Fuse.

Em sua bicicleta, o jovem ciclista percorreu uma distância de 2.749 quilômetros com altimetria, subidas acumuladas, de 33 mil metros. "Passei pelo caminho andino Paso de Jama para chegar no Chile, em San Pedro de Atacama. Essa foi a maior viagem, com certeza a realização de um grande sonho".

De acordo com o jovem o seu projeto tinha como propósito passar por rotas não habituais, rotas alternativas, saindo de Santa Catarina, passando por cidades do interior, seguindo para o Rio Grande do Sul, cruzando toda a Argentina, através da província de Missiones, Corrientes, Chaco, Santiago del Estero, Salta e Jujuy. "Também cruzei a Argentina de leste a noroeste e pude conhecer um pouco da sua história. Posso afirmar que Chaco e Santiago del Estero estão a décadas atrasadas junto ao mundo moderno, muita pobreza,problemas sociais graves, com isso aprendi a ver ângulos diferentes da vida. Já Salta e Jujuy são províncias turísticas mais desenvolvidas e estruturadas com região fantástica. Tive a oportunidade de viver diversas culturas".

Para Gadotti um dos desafios foi o de passar pelo deserto da Argentina, uma cordilheira com quase cinco mil metros de altitude para chegar a San Pedro de Atacama.

O ciclista chegou ao seu destino dia 26 de novembro. "Foram quase 37 dias pedalando, somente de ida, porque depois retornei de avião para casa".

Questionado sobre o motivo de fazer essa viagem solo, Gadotti conta que há anos faz micro aventuras por Santa Catarina e Rio Grande do Sul. "Já estive na maior praia do mundo, seguindo de Balneário Cassino até o Uruguai, de Indaial até a Guarda do Embaú pelo interior, nos canyons do Rio Grande do Sul, quando também parti de Indaial de bicicleta, entre outras aventuras das mais diversas. Mas, tinha esse sonho de fazer viagens de bike desde criança e chegou um ponto que não podia deixar isso passar em branco na minha vida. Fui lá com humildade, muito esforço, com recursos próprios e fiz acontecer e realizar o mais incrível dos meus sonhos. E tenho certeza sim, que somos capazes de realizar nossos sonhos".

Ainda sobre a viagem solo, o jovem afirma que: "pude vivenciar também uma viagem espiritual, uma imersão dentro de nosso EU interior, dos verdadeiros valores da vida que muitas vezes nessa loucura do dia a dia deixamos de perceber e aproveitar".


Imagens


jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png