EDITORIAS

ASSINE

ANUNCIE

Empreendedores em alta

Sebrae realiza Promagra Salto que visa potencializar modelos de negócios em Timbó

Foto: Felipe Siqueira de Melo

TIMBÓ - "Exemplos de negócios criativos, inovadores e que, a partir da qualificação e experiência conquistada com o curso, tendem a estabelecer-se e desenvolver-se de maneira sustentável". Com essa frase profissional que atua como Facilitador do Salto em Timbó, Junior Gama fala sobre a importância da realização do Programa Salto: Aceleradora de Microempreendedores (MEI´s) no município por nove primeiros tenores, oito segundos tenores, oito barítonos e também oito baixos.

Segundo ele, o Programa Salto é uma iniciativa que faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC. "No município, dos 2.500 MEIs existentes, 55 iniciaram o projeto e 35 concluíram, o que representa 64% de finalização, indicador acima da média nacional que é de 43%".

O profissional explica que dentro das fases do Programa, no dia 11 de novembro, aconteceu a formatura dos participantes, evento denominado de Demoday. Na oportunidade foram destacados alguns exemplos de negócios criativos, inovadores e que, a partir da qualificação e experiência conquistada com o curso, tendem a estabelecer-se e desenvolver-se de maneira sustentável.

O evento contou com a presença de diversas autoridades locais, entre elas o prefeito Jorge Krüger, o gerente regional do Sebrae, Donizete Boger, da superintendente do Banco do Vale, Maria Bressanini, o representante da agência Sicredi de Timbó, José Leonardo Martendal e entre os profi ssionais organizadores do programa, Maíra Rodrigues, sócia do Impact Hub e Gestora do programa Salto Aceleradora de MEIs e Arianne Kern, coordenadora do Salto Aceleradora de MEIs.

Incentivo aos MEIs

Em sua fala, o prefeito reverenciou a dedicação dos microempreendedores por concluírem o curso e por buscarem a qualificação em prol do desenvolvimento de seu negócio. "O potencial empreendedor dos timboenses faz com que a Administração Municipal de Timbó volte seu olhar para essa característica e se esforce em traçar políticas que continuem incentivando, favorecendo e contribuindo com o desenvolvimento econômico e o empreendedorismo, especialmente para dar apoio ao pequeno empresário que está iniciando seu negócio"

O prefeito também antecipou a todos sobre o projeto que está em desenvolvimento para a criação de linhas de microcrédito para microempreendedores, com o objetivo de impulsionar o início ou a expansão dos pequenos negócios no município.

Já o gerente regional do Sebrae, Donizete Boger, reconheceu o trabalho diferenciado que a Administração e Timbó tem dedicado ao empreendedor. "Se existem lideranças públicas que olham para o lado do empreendedorismo e entendem que só empreendendo é que se gera riqueza, isso já é um mérito para a gestão municipal, e aqui em Timbó percebemos isso claramente", enfatizou Boger.


Fortalecer

De acordo com o Facilitador, o programa foi criado para fortalecer os MEIs, analisando a experiência desse segmento e combinando elementos de ponta das incubadoras e aceleradoras de negócios com um foco na aprendizagem peer to peer, no uso das novas mídias e no desenvolvimento pessoal da cadeia. "Os workshops mão na massa dão embasamento para o aprendizado dos MEIs e abordam: autodesenvolvimento, estudo de mercado, modelagem do negócio, crescimento e pitch (apresentação rápida do negócio ou produto)"

Durante o evento, a sócia do Impact Hub e gestora de inovação do Programa, Maíra Rodrigues relatou que o projeto foi desenvolvimento em oito cidades catarinenses: Florianópolis, Tijucas, Tubarão, Indaial, Rio do Sul, Timbó, Concórdia e Itapiranga. Neste ano, foram mais de 900 inscrições, de 27 municípios catarinenses, com 500 MEIs acelerados. Contribuíram no processo aproximadamente 270 mentores, de 32 cidades, e mais de 1.000 pessoas foram impactadas diretamente.

Conforme Maíra, a modalidade jurídica que mais cresce no país é do MEI, porém esses empreendedores necessitam de aprimoramento para se desenvolverem na atividade e ampliarem seus negócios. "O projeto com duração de três meses, trabalha justamente para isso, a partir de três etapas: o empreendedor, o negócio e o crescimento", complementou Maíra.


Finalistas

Os dez finalistas do projeto tiveram três minutos para apresentar o seu negócio, por fi m a comissão de jurados elegeu três vencedores. O pith vencedor do primeiro lugar foi Gabriela da Veiga da Rock Femme Acessórios, que atua há dois anos na produção de acessórios femininos. Para Gabriela, o Salto ajudou a entender o seu negócio e a traçar planos de expansão para 2020.

O segundo colocado foi Jeferson Schaffer, proprietário da Amo Brownie. Segundo Jeferson com o projeto ele pôde analisar melhor o seu negócio e já iniciou mudanças significativas no modelo de negócio que aceleraram o seu crescimento. Aparecida Valcanaia foi a terceira colocada, com a Criart Propaganda. "O diferencial da empresa é ter um olhar para a pequena empresa, muitas vezes pouco valorizadas pelas agências maiores, mas que sentem um impacto muito grande com um bom trabalho de comunicação" enfatiza Aparecida.

As oficinas começaram em setembro e ao todo foram 11 encontros de trabalho, laboratórios de trocas e mentorias com foco no crescimento do negócio.


Empregos

Em nota a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Timbó informou que toda essa expressividade empreendedora também contribui diretamente com a geração de empregos para o município. Dados do Caged indicam que Timbó assinou 700 carteiras de trabalho somente no mês de setembro. De janeiro até agora já foram abertas 6.567 vagas em Timbó. Estes números já antecipam um crescimento de quase 6% em relação ao mesmo período de 2018, confi rmando a estatística de crescimento constante na geração de empregos da cidade. Entre os municípios do Vale, fi cou com a segunda posição em geração de postos de trabalho.



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png