EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Festival Cultural de Viola Caipira

06 Novembro 2018 14:16:12

O município de Indaial será palco de um importante evento que tem como foco a valorização da música raiz.

Foto: FOTO/DIVULGAÇÃO

INDAIAL - O município de Indaial será palco de um importante evento que tem como foco a valorização da música raiz. No dia 11 de novembro, será realizado nas dependências da Fundação Indaialense de Cultura (FIC) a 2ª edição do Festival Cultural de Viola Caipira de Indaial.  

Segundo informações do professor de Viola Caipira e integrante do Grupo Indaialense de Viola Caipira, Sidney Trentini Machado, o Festival Cultural de Viola Caipira busca reunir artistas de renome nacional na viola. "Durante o dia o evento contará com uma exposição de instrumentos musicais, para a qual serão convidados lojistas de toda a região Sul. E, a partir das 18h, acontece o show com a cantora Adriana Farias, apresentadora do programa Viola, minha Viola, e com a Orquestra Catarinense de Violas (OCV), que fará sua primeira apresentação oficial.

O professor afirma que o Festival tem por objetivo criar um espaço para a reunião de artistas e amantes do segmento a fim de trocar experiências, fortalecer a viola brasileira, fazer arte e cultura. "O evento será gratuito e aberto ao público em geral e este ano contará com o apoio da Prefeitura de Indaial, da FIC, da In Concert Escola de Música, da Associação Empresarial de Indaial e da Rozini Instrumentos Musicais. A expectativa é de um grande público. Uma ótima oportunidade para os amantes da Viola Caipira e da música raiz", convida ele.

Com o objetivo de reunir violeiros em uma grande formação a fim de fomentar a cultura e a música, além de fortalecer o trabalho dos grupos já existentes, criou-se a Orquestra Catarinense de Viola.

Machado explica, fazem parte da Orquestra os músicos de três grupos de Viola Caipira: Grupo Indaialense de Viola Caipira, Quarteto de Cordas Caipiras e Violeiros de Jaraguá.

O professor de música ressalta que é uma ampliação dos trabalhos que os grupos de viola destas três cidades vêm fazendo, trazendo um repertório de música caipira raiz e outros gêneros musicais, pleiteando apresentações em grandes eventos. "A ideia de formatar uma Orquestra Catarinense de Viola surgiu em 2017, quando da realização do Festival de Viola Caipira de Indaial e agora está sendo finalizada a criação da Associação Cultural Catarinense de Violas para subsidiar a Orquestra".

A Orquestra que se apresenta no dia 11 de novembro no segundo Festival Cultural de Viola Caipira de Indaial também tem agenda para o dia 16 de dezembro, quando estará no Teatro Carlos Gomes durante o evento Noite de Gala da In Concert.




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png