EDITORIAS

ASSINE

ANUNCIE

Governo do Estado anuncia retomada de atividades econômicas

Medida começa a valer na próxima semana e estabelecimentos deverão seguir algumas regras de atendimento ao público

Amanda Bittencourt/JMV
Foto: Divulgação

TIMBÓ - O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, anunciou na noite de ontem, dia 26, durante coletiva de imprensa, que a partir do dia 1º de abril, passam a valer as medidas estabelecidas pelo Plano Estratégico de Retomada das Atividades Econômicas do Estado. Mas até lá, as regras de isolamento social permanecem as mesmas e o recomendado é permanecer em casa.

O objetivo do plano é buscar o equilíbrio, a fim de que possam ser retomada as atividades gradualmente, garantindo aos empregados e empregadores segurança jurídica, econômica e sanitária.

Moisés explica que após as regras de isolamento social instituídas pelo Decreto de 17 de março, um grupo econômico vinculado ao Comitê de Gestão de Crise foi criado para tratar sobre os temas relacionados à economia catarinense.

O Plano de retomada de atividades é dividido em três partes: as atividades que permanecem suspensas; atividades com retomada gradual e autorização total de atividades.

As atividades que permanecerão suspensas após a próxima quarta-feira, são: a circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros e a circulação e o ingresso no território catarinense de veículos de transporte interestadual e internacional de passageiros, público ou privado, bem como veículos de fretamento para o transporte de pessoas.

Quanto às atividades que serão retomadas de forma gradual, algumas já podem voltar a operar logo na segunda-feira, dia 30, como as agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito, exclusivamente para atendimento de pessoas que necessitem de serviços bancários presenciais.

A partir de quarta-feira, as atividades e os serviços privados não essenciais, a exemplo de academias, shopping centers, bares, restaurantes e comércio em geral, setor hoteleiro, construção civil, escritórios de prestação de serviços em geral e centros de distribuição e depósitos, voltam parcialmente a atender o público e deverão cumprir uma série de regras de funcionamento estipuladas pelo governo.

Para os estabelecimentos com permissão de atendimento ao público e entrada de pessoas, será necessária a limitação de entrada de 50% da capacidade de público, controle de acesso e demarcação de lugares ao cliente, respeitadas as boas práticas e a distância mínima de 1,5 m entre cada pessoa. Também deverão ser afastados colaboradores acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos e gestantes sem prejuízo salarial. Setores administrativos devem priorizar o trabalho remoto. Além disso, os estabelecimentos deverão adotar medidas internas de higiene e autilização de veículo de transporte de trabalhadores deverá funcionar com apenas 50% da capacidade de passageiros sentados.

Para os serviços autônomos, domésticos e os prestados por profissionais liberais, as atividades estão totalmente liberadas.

Casos

Na ocasião, Moisés também atualizou o número de casos confirmados de Coronavírus em Santa Catarina. Até o fim da tarde de ontem, dia 26, 149 pacientes testaram positivo para o vírus e outras 325 pessoas seguem com suspeita. Além disso, a primeira morte foi registrada no fim da noite de quarta-feira, dia 25. O paciente era um homem de 86 anos.

Outro óbito que estava em investigação em Xanxerê resultou negativo para Covid-19.

Entraram para a lista outros três municípios com confirmação da doença: Itapema, Siderópolis e Timbé do Sul. Já Laguna, no entanto, deixou de aparecer na lista, pois a pessoa diagnosticada no município é moradora de outra cidade.


CORONAVÍRUS

TIMBÓ:

2 Suspeitos

6 Descartados

198 Monitorados


SANTA CATARINA:

1 ÓBITO

149 POSITIVOS

325 SUSPEITOS

São mais de 30 cidades atingidas


BRASIL

77 MORTES

2.915 CASOS CONFIRMADOS


MUNDO

510.108 PESSOAS ATINGIDAS

22.993 Óbitos

120.983 PESSOS RECUPERADAS



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png