EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

História contada em livro

14 Dezembro 2018 16:01:38

Jornal O Corujão, de Rodeio, lançou o primeiro exemplar de uma série de 10

Clarice Graupe Daronco / JMV
Foto: FOTO/ANDRÉ SCHROROEDER/PILO/JMV

RODEIO - "No fundo, todos temos necessidade de dizer quem somos e o que é que estamos a fazer e a necessidade de deixar algo feito, porque esta vida não é eterna e deixar coisas feitas pode ser uma forma de eternidade. Com a frase do escrito português, José Saramago, o professor e proprietário do Jornal O Corujão, Geraldino José Ochner fala sobre o lançamento do primeiro exemplar de uma série de 10 livros que contam os principais fatos dos 40 anos do jornal.  

O primeiro exemplar denominado de "Destaques" apresenta um pouco da vida de mais de 250 personagens que tiveram ou ainda têm alguma referência com Rodeio, sendo que a maioria delas têm contribuído no seu desenvolvimento e deixaram um legado.

Em entrevista Ochner relata que em 1977 iniciou-se um "jornalzinho" estudantil, ao qual nomeamos "O Corujão". Sem qualquer pretensão a não ser de registrar e divulgar "fatos", opiniões da própria escola. "Em 1982 o Colégio Mário Locatelli encerrou suas atividades e também as do 'jornalzinho', mas com o incentivo da comunidade seguimos publicando e registrando os fatos da cidade. A partir de 1990 o 'jornalzinho' passou a ser denominado de Jornal O Corujão, que foi editado até 2017. Foram 40 anos desde a sua fundação. Em dezembro de 2017, na sua 441ª edição, o jornal despediu-se de seus leitores, colaboradores e patrocinadores e porque não dizer de muitos amigos e admiradores".

Segundo o professor Gera, como é conhecido, antes das últimas publicações, eis que surgiu uma idéia. "Publicar algo que foi realizado, talvez uma retrospectiva dos 40 anos. A idéia amadureceu e o primeiro fruto está neste primeiro livro que está sendo apresentado à comunidade de Rodeio e amigos das cidades vizinhas".

Gera afirma que este é o primeiro de outros que virão, pois o Jornal O Corujão tem um acervo de 40 anos, aproximadamente oito mil páginas como fonte de pesquisa. "E será desta rica fonte que serão extraídos os conteúdos para as publicações dos próximos nove exemplares que tratarão de Política, Empresas, Sociedade, Nostro Dialeto, Lições de Vida, Balote, Comunidades, Fatos e Homenagens Póstumas. Acredito que serão livros que 'imortalizarão' a história de quatro décadas do nosso município".




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png