EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

'Luzes, música, ação'

21 Maio 2019 14:35:33

Festival de Dança teve como destaque a abertura que prestou homenagem aos 150 anos de Timbó

Clarice Graupe Daronco / JMV
Foto: FOTO/ANDRE SCHROEDER/BY PILO/JMV

Clarice Graupe Daronco / JMV

clarice@jornaldomediovale.com.br

TIMBÓ - "Luzes apagadas, o palco em breu total... solta a música e a luz recai sobre o bailarino, o duo, o trio, o grupo... A melodia suave do balé, da dança contemporânea, ou em cada estilo apresentado nos remete a dançar com a mente sobre aquela coreografia tão bem desenvolta e sincronizada. São tantas sensações despertadas em cada dança que nos sentimos viajando no palco, ora alegres, outras inebriados pela batida frenética das danças urbanas, porém, no compasso que só o coração é capaz de descrever".

Com essas colocações a responsável pelo setor de Ações Culturais da Fundação Cultural de Timbó, Inês Klaumann fala sobre o 19º Festival de Dança de Timbó que neste ano contou com 235 apresentações realizadas por mais de dois mil bailarinos e que envolveu cerca de seis mil pessoas.

Para Inês o Festival de Dança de Timbó foi emocionante desde o primeiro passo no palco, que retratou a força da juventude presente na abertura do evento, na noite do dia 16 de maio, e que homenageou a cidade em seu 150º aniversário de fundação.

O Festival de Dança que teve início na noite do dia 16 de maio seguiu com intensa programação até o dia 19 de maio, nas dependências do Pavilhão de Eventos Henry Paul e contou com 235 apresentações distribuídas entre os 86 grupos inscritos, vindos de 31 cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. "Foram 2050 bailarinos movidos pelos sonhos, manifestando em um só lugar, diversos estilos que se unem para mostrar que vidas podem ser transformadas em favor da arte", destaca Inês ao observar que com recorde de inscrições o evento que acontece desde 1994 se resume em um grande momento onde o movimento da dança com lindíssimas coreografias eleva cada vez mais o nome de Timbó em nível nacional e internacional nas grandes competições mundiais da dança. O Festival contou com mostras e competições, divididas nas modalidades: Balé Clássico de Repertório; Balé Clássico; Dança Contemporânea; Jazz; Dança de Rua e Estilo Livre.


Vencedores


As coreografias inscritas na competição foram avaliadas por uma banca de jurados, composta por três integrantes de expressão no meio artístico da dança: Bruno Broopz - de São Paulo; Mery Rosa, de Itajaí e Amarildo Cassiano, de Joinville. Este júri teve como responsabilidade avaliar as apresentações do Festival e escolher, durante o evento, os indicados ao Prêmio Especial do Festival, e ao final, definir o vencedor desta premiação.

Os primeiros lugares das categorias: Adulto; Sênior e Júnior, Melhor Coreógrafo; Melhor Bailarino e Melhor Bailarina receberam premiação em dinheiro. Já para a Categoria Baby Class e Infantil não teve premiação em dinheiro, apenas troféus de 1º, 2º e 3º Lugares e certificado de premiação. A avaliação foi difícil. Os vencedores das competições estão no quadro abaixo.

Durante o Festival foram realizados workshops de: Dança Contemporânea, com Amarildo Cassiano; Jazz, com Mery Rosa: Danças Urbanas, com Bruno Broopz e Balé Clássico, com Amarildo Cassiano.

Para fechar a programação do Festival de Dança de Timbó aconteceu na noite do dia 19 de maio, a "Seletiva Estadual para o Festival Internacional de Dança Hip Hop". Informações desta seletiva no site www.fih2.com.br. 


Melhor Grupo Adulto -

Skar, da cidade de Jaraguá

do Sul;

Melhor Grupo Sênior -

Kaiorra, da cidade de Camboriú;

Melhor Grupo Júnior -

Brutus Cia de Dança, da cidade

de Blumenau;

Melhor Coreógrafo -

Anderson Machado,

do grupo Kaiorra

de Camboriú;

Melhor Bailarino -

Guilherme Nakaski, do grupo

B.A. Companhia de Dança,

de Cruz Machado, no Paraná;

Melhor Bailarina -

Analisse Feltrin, da Cia

Jovem da Fundação Içara.


Imagens




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png