EDITORIAS

ASSINE

ANUNCIE

'Momentos'

Hospital e Maternidade Oase instala mural com fotos escolhidas pelos colaboradores e profissionais

Clarice Graupe Daronco / JMV
Foto: HMO

TIMBÓ - Quem circula pelo corredor principal do Hospital e Maternidade Oase notou desde a semana passada algo diferente. Foi implantado um mural com fotos dos colaboradores e profissionais, na maioria com seus familiares e amigos. O mural de fotos é uma das ações em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro e ao Dia do Técnico em Enfermagem. Durante a semana de 11 a 22 de maio, não somente os enfermeiros e técnicos se sentiram homenageados pelas ações desenvolvidas junto ao Hospital e Maternidade Oase, mas todos os colaboradores, dos mais diversos setores que fazem com que a entidade de Saúde possa atender com qualidade e segurança todos os munícipes que precisam dos serviços oferecidos.

A direção do Hospital observa que a ação do mural foi magnífica e trouxe um significado diferente para os colaboradores e profissionais. "É muito gratificante ver os colaboradores olhando as fotos no mural e ali saber que seu colega tem família, tem filhos, também tem preocupações iguais a todos", destaca a direção ao comentar que cada colaborador escolheu fotos que gostaria de compartilhar, seja em família, com amigos, sozinho, cada um do seu jeitinho. "Como enfermagem é exaltar o "humano" fortalecer laços, o mural foi estendido a todos os funcionários e não somente à enfermagem, uma forma de unir e celebrar a vida e as famílias".

A data

No Brasil, o decreto Nº 48.202/60 instituiu a "Semana da Enfermagem". Assim no dia 12 de maio comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro e na data de 20 de maio é o Dia do Técnico de Enfermagem.  

Segundo o artigo 1º do decreto, fica instituída a Semana da Enfermagem, a ser celebrada anualmente, de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreram, respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri. Já o artigo 2º diz que: no transcurso da Semana deverá ser dada ampla divulgação às atividades da enfermagem e posta em relevo a necessidade de congraçamento da classe e suas diferentes categorias profissionais, bem como estudados os problemas de cuja solução possa resultar melhor prestação de serviço ao público.


Enfermagem hoje

De acordo com os profissionais do Hospital e Maternidade Oase, o cenário atual para a enfermagem traz à tona várias discussões sobre a "Saúde Mental dos profissionais". Em tempos de pandemia os transtornos causados com o enfrentamento a doença, mas principalmente com o isolamento social que vem causando inúmeros distúrbios à sociedade, como a falta de comunicação, do aconchego e da convivência agravam muitas vezes o quadro. Os profissionais são unânimes em afirmar que o uso de máscaras tornou o mundo menos comunicativo. "Não vemos os sorrisos e os pacientes não enxergam os profissionais de Saúde dentro de equipamentos de proteção". 

O papel fundamental da Enfermagem nunca foi tão testado como agora. Pois são os profissionais que estão as 24 horas do dia com os pacientes e sempre juntos, sem o distanciamento que em todos os lugares exige-se neste momento. Os profissionais afirmam que: "Vivemos a exaltação do cuidado, que é a essência da enfermagem, pacientes sem acompanhantes, sem visitas isolados e a enfermagem com seu papel fundamental de cuidar e tentar amenizar a saudade e o isolamento da família. Quando dizemos 'enfermagem com amor', é porque apenas nós sabemos o que é trabalhar tantas horas, com tanto afinco, responsabilidade e ciência".

Durante a semana, também foram realizadas outras atividades com as equipes de enfermagem e técnicos nos setores de trabalho. Destaque para o sorteio de brindes.





jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png