EDITORIAS

ASSINE

ANUNCIE

Novembro azul: Rotary Club alerta sobre os exames

Clarice Graupe Daronco

"Pacientes que realizam exames no estágio inicial da doença podem apresentar até 90% de chance de cura". Com essa frase o presidente do Rotary Club de Timbó, Elênio Mannes e o coordenador da Campanha Novembro Azul, Gilmar Lenzi, alertam sobre a importância de realizar o exame de PSA nas unidades de Saúde do município até o dia 30 de novembro.



Segundo Mannes, com o slogan "Não deixe o câncer levar o melhor da sua vida", o Rotary Club de Timbó realiza neste ano a campanha de prevenção ao câncer de próstata. "Em parceria com a Secretaria de Saúde, com o Koch Supermercados e o Censit - Centro de Saúde estão sendo realizadas diversas ações para prevenção e conscientização com relação ao câncer de próstata", observa o presidente ao afirmar que: "a Secretaria da Saúde está disponibilizando até o dia 30 de novembro, exames de sangue PSA gratuitos para homens com mais de 45 anos.

Lenzi destaca que é importante observar que o procedimento para fazer o exame é muito simples. "Se você tem mais de 45 anos, basta dirigir-se à Unidade de Saúde do seu bairro e solicitar a requisição e orientação para a realização do exame de sangue PSA. Também é importante que você não esqueça de buscar seu exame no laboratório e de levar o resultado na Unidade de Saúde visando a avaliação de um profissional médico".

Os integrantes do Rotary informam que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. "Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 65.840 novos casos no Brasil, sendo que um em cada quatro homens não faz o exame médico necessário para detectar o câncer de próstata. Em Santa Catarina, a estimativa é de 47 casos de câncer de próstata para cada 100 mil habitantes. O movimento "Novembro Azul" é um alerta à população para a conscientização sobre os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce para o tratamento e a cura".

De acordo com Mannes, os especialistas são unanimes em afirmar que com o diagnóstico precoce, o paciente aumenta em 80% a 90% a chance de cura. Em casos avançados, cai para 30%. "Homens a partir dos 45 anos devem se preocupar com esse tipo de câncer. A partir dessa idade, aumentam também as chances de desenvolvimento de outras doenças, além do câncer de próstata. A consulta a um urologista é imprescindível acima dos 50 anos, bem como a realização dos exames que fazem o diagnóstico", orientam os integrantes do Rotary.

Mannes destaca ainda que a campanha deste ano, devido à pandemia do novo Coronavírus, está sendo realizada com mais força através dos meios de comunicação e das redes sociais. "Em parceria com o Censit participamos de diversas entrevistas nas rádios locais com a presença de médicos especialistas e estão sendo realizadas lives nas redes sociais".

O presidente observa que em parceria com o Koch Supermercados foram colocados out door e distribuídas máscaras. "Também temos organizado a distribuição de folders sobre a campanha nas indústrias, comércio e supermercados locais".



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png