EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Novidades na Saúde

12 Março 2019 16:20:23

Prefeito e secretário de Saúde anunciam compra de aparelho de mamografia e novo horário de atendimento junto à Policlínica

Clarice Graupe Daronco / JMV
Foto: FOTO/CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

TIMBÓ - A saúde da mulher foi um dos destaques nas novidades anunciadas pelo prefeito de Timbó, Jorge Krüger e o secretário de Saúde e Assistência Social, Alfredo João Berri - Alfredinho, no dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.  

Em entrevista na manhã de ontem, dia 10 de março, àRádio 92FM de Timbó, o secretário Alfredinho confirmou as novidades anunciadas, que começa com a aquisição de um aparelho de mamografia, digital, ultramoderno, para exames de média e alta complexidade, que terá um investimento superior a R$ 600 mil e de uma ambulância no valor de R$ 160 mil, ambos com recursos próprios da Prefeitura.

Ainda sobre as novidades está o novo horário ambulatorial da Policlínica. Segundo Alfredinho assim que ele retornou ao cargo de secretário em fevereiro deste ano, começou-se a fazer um estudo em conjunto com a direção do Hospital e Maternidade sobre como poderia ser minimizado o atendimento junto ao Pronto-Socorro e nas unidades de Saúde. "Então acordou-se que a solução seria a ampliação do horário de atendimento do ambulatório da Policlínica no período da noite. Verificou-se que se ampliasse o horário das 17 às 22h, poderia estar sendo dada atenção à saúde do trabalhador, que muitas vezes passa o dia inteiro com dor e ao sair da empresa vai para casa e toma um banho para ir até a Unidade de Saúde ou ao Pronto-Socorro. Estes casos podem ser encaminhados para a Policlínica que terá um horário específico. Com essa medida desafogaremos o Pronto-Socorro pois muitas vezes são consultas eletivas e não de urgência e emergência e também estaremos desafogando as unidades de Saúde pois na Policlínica eles terão o atendimento especializado", observa o secretário ao contar que o novo horário entrará em vigor na primeira quinzena de abril, sendo que terá consultas agendadas mas ficarão vagas especialmente para atender os trabalhadores que precisam de consulta médica.

O secretário reforçou ainda que este Programa Saúde do Trabalhador é pioneiro na microrregião, e visa atender principalmente os trabalhadores do primeiro e segundo turno das empresas, e do comércio. "Teremos três profissionais médicos atendendo das 17 às 22h na Policlínica e mais um médico especialista em Saúde da Família supervisionando esses atendimentos", ressalta Alfredinho.

Ainda, sobre a aquisição do mamógrafo, o secretário relatou que o mesmo visa servir a demanda e atender as mulheres para que elas não precisam mais deslocar-se para outros municípios para a realização do exame que é tão importante para a saúde das mesmas. "Entendo de extrema importância essa aquisição e já tivemos o apoio de todas as nossas enfermeiras, as integrantes da Rede Feminina e de todas as mulheres da cidade, que estão comemorando através das redes sociais que Timbó terá um aparelho disponível para a realização deste tão importante exame para prevenir o câncer de mama que atinge um grande número de mulheres em Timbó".

Mutirões

Também foram reforçadas as informações acerca dos mutirões que estão previstos na área da Saúde. Destaque para o mutirão de ultrassom que aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de março, junto à Policlínica Laudila Schuster Stolf. "Ao todo, 480 exames de ultrassonografia obstétrica e de urgência foram realizados", destaca o secretário ao frisar que esse mutirão teve por objetivo minimizar as filas de espera por exames, e novos mutirões estão sendo analisados e devem acontecer nos próximos meses.

E até amanhã, acontece as inscrições para o mutirão oftalmológico de cirurgias de catarata e pterígio. "A Secretaria de Saúde já separou os pacientes com mais de 50 anos que foram contados pelos profissionais e devem estar participando do mutirão de consultas com oftalmologistas e se necessário será feito a cirurgia de catarata, nestes pacientes. O mutirão de oftalmológico de cirurgias de catarata e pterígio acontecerá no mês de abril, no Hospital Bom Bosco de Rio dos Cedros", explica Berri ao informar que se tiver ainda pacientes, que não foram contatados, com pré-diagnóstico de catarata e pterígio devem procurar a colaboradora Aline, na Policlínica de Referência, até o dia 13 de março, munidos de identidade e cartão do SUS.

Dia Internacional

da Mulher

Além das novidades anunciadas na área a Prefeitura através da Secretaria de Saúde e Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, promove no dia 23 de março, uma ação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento, que tem entrada gratuita, acontece no Parque Henry Paul, das 14 às 18h, e contará com apresentações culturais, serviços de atendimento à mulher, informações sobre saúde, beleza e segurança.




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png