EDITORIAS

ASSINE

ANUNCIE

Novidades no Jardim Botânico

Apesar da pandemia, a comunidade já pode notar as obras e inovações que fazem parte do projeto de revitalização do Parque

Clarice Graupe Daronco/JMV
Foto: ANDRE SCHROEDER/BY PILO/JMV

TIMBÓ - Quem circula pelo Parque Jardim Botânico de Timbó já percebeu como ele está diferente. Neste final de semana, o fotógrafo do JMV, André Schroeder, resolveu dar uma passadinha e fez alguns registrou que podem ser conferidos.

De acordo com a gestora de Turismo no município de Timbó, Cíntia Mara Panini, o município de Timbó vê seu turismo rompendo fronteiras. No último ano, diversas ações vêm acontecendo com o objetivo de agregar mais atrativos e, assim, proporcionar mais opções aos visitantes. "Com o fomento do Turismo se consolidando na cidade, novas atrações estão sendo implementadas para tornar Timbó ainda mais atrativo. Uma delas acontece no Parque Franz Damm - Jardim Botânico. É o Eco do Avencal Turismo de Experiência, uma instituição privada que teve a concessão de uma área delimitada que estava inutilizada dentro do Parque (são ocupados 25 mil metros quadrados, dos 300 mil metros quadrados que possui o Parque) para uso de no mínimo 20 anos, com a finalidade de atender o Turismo de Experiência".

De acordo com a gestora, com a implantação desta nova área junto ao Jardim Botânico houve a necessidade de ter um espaço especial ao público, optando-se por um café. "Ele ficará localizado logo à esquerda da entrada principal do Parque. O interessado em abrir a cafeteria dentro do Jardim Botânico, terá direito de também comercializar os pedalinhos (já adquiridos pela Prefeitura) que farão parte do novo atrativo". Já no lugar onde é a atual lanchonete será um espaço para uma loja de souvenirs, com lembranças de Timbó.



Cintia é uma entusiasta de todo o projeto. "Vamos agregar num só lugar lazer e educação. Além disso, será mais uma opção à população local e aos turistas que vemos crescer exponencialmente a cada ano. Estamos muito empolgados com todo o projeto que será desenvolvido no nosso Parque Jardim Botânico", frisa ela. Ela observa ainda que estações com lareira na terra, como há em muitos parques da Europa, estão no projeto para o interior do parque.

Dentro das obras de revitalização do Jardim Botânico está a reforma do restaurante que já está em fase avançada na execução da obra. Segundo a secretária de Planejamento da Prefeitura de Timbó, Bruna de Andrade, em torno de 75% das obras do restaurante já estão concluídas, as quais devem terminar no prazo estimado de 30 dias. "No total estão sendo investidos R$ 274.965,44 para a revitalização, contemplando toda a troca do telhado, ampliação da cozinha, sanitários e serviços diversos".

Bruna explica ainda que dentro das obras de revitalização do parque do Jardim Botânico está a execução de um novo sanitário central para atender a área como um todo, e a total reforma da ponte de madeira roliça do parque. "No total serão investidos R$ 706.029,98. O prazo de execução é para que estejam sendo concluídos os serviços na segunda quinzena de novembro".

Bruna observa ainda que encontra-se em andamento o projeto de restauração da casa enxaimel, que fica na entrada do acesso ao restaurante do Jardim Botânico. "Vale lembrar que muitos projetos já deveriam estar em andamento e até entregues, mas devido à pandemia todos esses projetos turísticos ficaram paralisados",observa a secretária.


Jardim Botânico 

O Jardim Botânico de Timbó já é muito conhecido pelo seu belíssimo parque, uma área de cerca de 300 mil metros quadrados de lazer, aberta ao público, que dispõe de todos os cuidados. É nele que já encontramos um ótimo restaurante e a famosa ponte, cartão postal da cidade. Todos os dias, podemos presenciar famílias curtindo um delicioso piquenique, casais sendo fotografados, crianças brincando e pessoas fazendo atividades físicas.

Conhecido como Parque Municipal Jardim Botânico Franz Damm, localizado no bairro das Capitais, composto por uma ampla área verde, além de churrasqueira, trilhas e parque infantil, tem como foco o destaque para o Turismo.

Veja mais fotos em: http://www.jornaldomediovale.com.br/on-line/cotidiano/jardim-botânico-timbó-1.2262338


jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png