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O que colocar nas lancheiras?

Profissional de nutrição dá dicas de alimentos que podem servir de lanche para as crianças neste período de calor

Clarice Graupe Daronco / JMV
Foto: Ilustração

TIMBÓ - "Com o reinício das aulas as preocupações são várias, desde material escolar, uniforme, transporte e principalmente com os lanches". Com essas colocações a nutricionista que atua junto ao Hospital e Maternidade Oase, Jéssica Priscila Prada Schlickmann, dá dicas com relação aos alimentos que as crianças devem consumir no lanche para uma alimentação mais equilibrada e saudável.

Segundo a profissional, nesta época do ano por ser calor na maior parte do tempo, é importante lembrar de acomodar os alimentos de maneira que não altere o valor nutricional, como também prevenir a contaminação alimentar, desta forma a sugestão é armazenar o lanche em uma lancheira ou sacola térmica.

Jéssica explica que os carboidratos, proteínas, lipídeos e fibras são nutrientes essenciais à vida, entre os benefícios, ajudam na manutenção do organismo, na energia disponível para os órgãos, principalmente para o cérebro e no armazenamento de energia ao longo do dia, auxiliam assim as crianças nas suas atividades. "Devemos sempre optar pelas opções mais saudável, o quanto mais natural possível".


Algumas sugestões: 

Carboidratos: torradas, tapioca,  panqueca, pães integrais; 

Proteínas: queijo, ovo,  iogurte; 

Lipídeos: amêndoas, nozes,  castanhas, abacate; 

Fibras: cereais, aveia,  sucrilhos (sem açúcar); 

A profissional ressalta ainda que os líquidos são refrescantes e ajudam no funcionamento do metabolismo como também no controle da temperatura corporal, ótima opção para os dias de calor. "Para manter o lanche saudável, a sugestão é preparar suco de polpa das frutas, como maçã, melancia, laranja, entre outras e congelar a polpa em uma forma de gelo. Quando for levar para a escola é só colocar a polpa congelada em uma garrafa com água, lembrando que não há necessidade de adicionar açúcar no suco, pois a própria fruta já contém seu sabor doce". 

Jéssica observa que as frutas e verduras são ricas em vitaminas e minerais, a sugestão é sempre que possível incluir no lanche da garotada.

Receita saudável:


Panqueca de banana  com aveia: 

Ingredientes:

1 banana grande  

 1 ovo

 1 colher de sopa cheia de

farelo de aveia fina


Modo de preparo: Bater a banana em um recipiente, após, adicionar o ovo e a aveia. Assar a panqueca em uma  

fritadeira antiaderente. Se preferir, adicionar canela


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