EDITORIAS

ASSINE

ANUNCIE

Observatório Social

Entidades realizam assembleia de fundação do Observatório Social de Timbó

Clarice Graupe Daronco / JMV

TIMBÓ - O município de Timbó conta oficialmente com o Observatório Social do Brasil - OSB. Segundo informações no dia 10 de setembro, junto ao auditório do Centro Empresarial de Timbó (CET), foi realizada a assembleia de constituição do OSB - Timbó.

O evento contou com a participação restrita de representantes de 14 entidades municipais, mantenedores e apoiadores, além da participação do prefeito Jorge Augusto Krüger, do presidente da Acimvi, Jeter Reinert Sobrinho e do presidente do Simmmet, engenheiro Edvaldo Angelo.

De acordo com o protocolo durante a assembleia foi realizada uma exposição de motivos para a constituição do OSB - Timbó, com apresentação e aprovação do Estatuto Social e eleição dos membros dos Conselhos de Administração, Fiscal e Consultivo.

Segundo informações o OSB - Timbó poderá contribuir para orientar os contribuintes, atuais e futuros, e a comunidade em geral sobre a importância social e econômica dos tributos; informar a comunidade sobre a composição da carga tributária na renda, no consumo e na propriedade; disseminar e aplicar os instrumentos de controle da transparência e da qualidade da aplicação dos recursos públicos, difundidos pelo Sistema OSB. A entidade poderá contribuir também para o monitoramento das licitações e principais contratos municipais, recursos humanos, receitas do município, produção legislativa, processos judiciais abertos contra gestores públicos, processos judiciais abertos contra órgãos públicos, potencialização dos conselhos municipais e aumento da competitividade nas licitações pela inserção de micro e pequenas empresas. Com as ações do OSB - Timbó será possível a realização de palestras nas escolas, universidades, clubes de serviço, concurso de redação e de projetos, concurso de monografia, feirão do imposto, entre outras ações em parceria com instituições da cidade.



Durante a assembleia foi eleita a primeira diretoria do OSB - Timbó que ficou assim composta: presidente - Erlon Cimardi; vice-presidente para assuntos administrativo-financeiros - Osmar Antônio Tomelin; vice-presidente para assuntos institucionais e de alianças - Leonardo Tremea; vice-presidente para assuntos de produtos e metodologia - Alécio Leopoldo Passig e vice-presidente para assuntos de controle social - Carlos Roberto Mastelotto.

Conselho Fiscal: Titulares - Jackson Packer, Ernesto Bremer Júnior e Rogério Honorato Tonolli; Suplentes - Meyko Roberto Klitzke, Ricardo Kurth e José Vilson Frutuoso.

Conselho Consultivo: presidente - Ivo Neitzel e suplente - Telmo Francisco Riboli.

Em nota o presidente eleito Erlon Cimardi destaca que: "com a constituição dessa entidade, o município de Timbó, contará com mais uma ferramenta de trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos".

Cimardi informa ainda que o OSB - Timbó funcionará em uma sala no CET, cujo espaço conta com equipamentos, material de escritório, ar condicionado e estrutura pronta para o início dos trabalhos.

A comissão organizadora informou que já foi dado início ao processo seletivo para a contratação de um funcionário para a execução e organização das tarefas diárias do OSB - Timbó. A assembleia ocorreu de forma presencial com todas as questões de segurança e higiene, afastamento e cuidados frente à pandemia da Covid-19.



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png