EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Pedágio da Rede arrecada mais de R$ 21 mil

Evento faz parte da programação do Outubro Rosa que teve ainda culto na Igreja da Ressurreição

Clarice Graupe Daronco / JMV
Foto: RFCC

TIMBÓ - A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Timbó (RFCC) está com uma intensa programação neste mês, para chamar a atenção das mulheres sobre a conscientização. Ou seja, estamos no mês de outubro, data em que um importante movimento de conscientização é desenvolvido nas escolas, empresas, ruas e instituições de todo o país. "O Outubro Rosa é um movimento que acontece no mundo inteiro, e tem por objetivo a conscientização para o controle do câncer de mama. O tema deste ano: "Câncer de mama: juntos, sem medo", pretende fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e diagnóstico precoce da doença", destaca a presidente da Rede Feminina, Nivéria Roedel.

Segundo ela a proposta do Outubro Rosa 2019 é desconstruir o medo da doença através da divulgação de informações corretas sobre diagnóstico precoce, tratamentos e o convívio com o câncer.

Dentro da programação da Rede Feminina de Timbó destaque para o Pedágio Solidário que aconteceu no dia 5 de outubro, em vários pontos da cidade e envolveu mais de 60 voluntários, entre integrantes da Rede e pessoas da comunidade em geral. "A ação arrecadou R$ 21.546,00, valor este que será aplicado nas obras de construção da nova sede da Rede Feminina. A obra está localizada na rua São Bento, no bairro Quintino ao lado do Cedup, e irá proporcionar um espaço que ofereça maior comodidade às mulheres que buscam na Rede a sua prevenção de câncer de mama e de colo de útero. A mulher timboense merece e você está fazendo parte da construção desta história", destaca a presidente ao agradecer a todos que contribuíram. "A Rede Feminina agradece de coração a cada doação no pedágio de sábado, pois graças a vocês continuamos a nossa caminhada para a construção da nossa sede".


Culto Rosa

Além do Pedágio a programação da Rede neste final de semana contou com a realização do Culto alusivo ao Outubro Rosa na Igreja da Ressurreição, organizado pelo pastor Dari Appelt. Durante o Culto Nivéria fez uma breve explanação sobre o que é Outubro Rosa. De acordo com ela, a mobilização visa também divulgar dados preventivos e ressaltar a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade. "A Rede Feminina abraça este movimento todos os anos, com ações junto à comunidade, com orientações na prevenção do câncer de mama e de útero, através de palestras, panfletagem, caminhada rosa, exames preventivos, pedágio, artigos de jornais, entrevistas de rádio, entre outros. A notícia de um câncer é um dos momentos mais delicados na vida de uma pessoa. Causa um impacto emocional muito grande, não só para o paciente como também para toda a família. É preciso mudar toda a rotina do paciente, como também da família".

Assim sendo, observa Nivéria, é preciso, portanto, escolher os melhores métodos e procedimentos mais seguros no combate desta doença. "Buscar um tratamento mais humanizado, onde a paciente se sinta acolhida. É neste foco que a Rede Feminina, além das campanhas de prevenção, busca acolher as pacientes que lutam contra o câncer de mama. Hoje atendemos 63 pacientes todas as semanas. Fizemos isto com pequenos gestos, com palavras simples, com um olhar, com um sorriso no acolhimento de alguém que se vê só. Acolhimento é afeto, e o afeto vai se transformando em instantes felizes, que geram amor e aceitação. Além de fazer com que o outro se sinta compreendido. Acolher e sentir-se acolhido é apenas reciprocidade de gestos carinhosos de um para com o outro. Porque acolher é, antes de tudo, se encantar com a diferença. A Rede Feminina não só realiza ações durante o Outubro Rosa, mas durante todo o ano".


Ações em Timbó

Dentro da programação do Outubro Rosa da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Timbó já foram realizadas palestra sobre o HPV, em empresas; sobre nutrição para as mastectomizadas e sobre "Câncer de Mama" para o Clube de Mães da Apae.

Amanhã, dia 9, a programação segue com a realização da coleta para exames, atendendo as funcionárias da empresa Móveis Butzke. No dia 12 de outubro, a Rede Feminina participará do Desfile dos 150 anos de Timbó. Já no dia 15 de outubro, será ministrada uma palestra sobre "Câncer de Mama" para as colaboradoras da H. Costa a mesma palestra, no mesmo dia, será realizada para as integrantes do Grupo de Oase, na Comunidade Unidos em Cristo.

Ainda dentro da programação será ministrada no dia 16 de outubro, uma palestra com o tema "Alimentação X Câncer" para as mulheres, no Leben Haus. Na mesma data acontecerá panfletagem e agendamento para as funcionárias da Malharia Diana. Na data de 18 de outubro, a palestra sobre "HPV" será ministrada para as funcionárias do Fórum.

 Para fechar a programação acontece no dia 26 de outubro a tradicional "Caminhada Rosa", nas principais ruas do Centro de Timbó.


Imagens



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png