EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Pelas lentes do meu olhar

André Schroeder realiza lançamento do livro que celebra a sua trajetória fotográfica por Timbó

TIMBÓ - "Nas lentes do meu olhar". Este é o nome do livro que será lançado no dia 13 de novembro, às 20h, no salão Nobre do Clube Ginástico Guairacás. Na oportunidade acontece a noite de autógrafos do autor do livro, André Schroeder, mais conhecido como by Pilo.

De acordo com a historiadora e integrante da equipe organizadora e curadora que está trabalhando na elaboração do livro, Ivone Gumz, no livro "Nas lentes do meu olhar" que apresenta 449 imagens, o fotógrafo e colunista esportivo, André Schroeder - by Pilo, celebra sua trajetória fotográfica pela cidade de Timbó, nos últimos 20 anos. "Timbó é uma cidade com raízes na cultura europeia - ítalo germânica - localizada no Vale Europeu catarinense e conhecida como a Pérola do Vale, possui uma área territorial total de 161 quilômetros, e uma população de aproximadamente 44 mil habitantes. Nesta bela e aconchegante cidade, pode-se observar rios de águas cristalinas e encantar-se com a natureza exuberante por todos os recantos. O canto dos pássaros, o contraste da arquitetura e o colorido dos jardins e a farta gastronomia também fazem parte dessa cidade acolhedora".

Ivone destaca que no ano em que Timbó completa seus 150 anos de fundação, surge um livro que retrata imagens onde o fotógrafo, André Schroeder, estabelece uma reflexão sobre a potencialidade da imagem e do espaço, com exigência técnica e olhar apurado, numa busca da leitura visual associada às questões como o movimento, o espaço, a natureza, a cidade, a emoção, a vida - seu valor e sua preservação. "Este livro é um livro fotográfico que registra imagens autorais, com pequenos textos e legendas reflexivas às imagens de Timbó".

A historiadora afirma que esse material visa oferecer à obra de André Schroeder o suporte gráfico, com apelo e intensidade comunicativa, com o objetivo de criar um panorama biográfico desse grande fotógrafo timboense, no qual as imagens comunicam a grandeza de seu ser. "Com o intuito de permitir uma leitura mais consciente da imagem, essa obra propõe uma visão que parte da percepção cultural como um elemento para as emoções, para trabalhar a sensibilidade, a criatividade e trazer registros que ofertam também o lado turístico que Timbó possui, seus encantos e atrativos, na criação de uma identidade coletiva, relacionada à memória e, à visão desse grande poeta das imagens, pelas lentes de seu olhar", observa Ivone ao relatar que o projeto tem a participação de Ademir Winkelhaus.


Dedicatória

Na abertura do livro o fotógrafo e integrante da equipe do JMV, como colunista esportivo, deixou a seguinte mensagem. "Momento a momento estamos diante de uma experiência de grande importância no nosso crescimento interior. Cada momento vivido é tão importante quanto a extensão de toda uma vida, pois trazemos conosco, em nossas atitudes, em nossos pensamentos, em nossos desejos e em nossas emoções, o perfil do nosso caráter, a identidade de nossa alma e suas características. O futuro pertence àqueles que acreditam na realidade de seus sonhos, pois primeiro imaginamos o que desejamos, depois queremos o que imaginamos, finalmente criamos o que queremos. Estou com Lindolf Bell, nosso saudoso poeta, que dizia: Sou um idealista, não sei onde vou, mas já estou a caminho..., então chegou a hora de agradecer e dedicar esta obra, inicialmente à minha família que diariamente me incentivou a dar vida ao projeto. Depois a Timbó, a nossa Pérola do Vale, por ter me proporcionado a cada dia uma página de vida nova no livro do tempo, pois aquilo que colocamos nela, corre por nossa conta. A minha gratidão também aos apoiadores que acreditaram que realmente existe determinação de transformar em realidade o nosso sonho, pois a diferença só está no que a gente faz e acredita. Outro dia li e gravei uma mensagem que não esqueço e tem todo sentido em nossas vidas: Quando as pessoas compartilham os mesmos propósitos e objetivos existe força, poder e segurança na busca das realizações. Dedico essa obra a todos meus antepassados, em especial, aos meus pais, Edgar Schroeder e Sylvia Hardt Schroeder (em memória). A gratidão é a memória do coração!".







jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png