EDITORIAS

ASSINE

ANUNCIE


Pesquisador desenvolve importante projeto em RDC

Clarice Graupe Daronco
Foto: Arquivo pessoal

"Renzo Maria Grosselli, um dos maiores pesquisadores sobre a história da imigração trentina no mundo, está em Rio dos Cedros desenvolvendo um inédito projeto de pesquisa identitária e cultural". Com essas palavras o riocedrense, Andrey Taffner Fraga fala à redação do JMV.



De acordo com Fraga a ideia começou a ser desenvolvida em agosto deste ano. "O pesquisador já conhecia a cidade e identificava um potencial de pesquisa no campo da identidade trentina. "No dia 18 de agosto de 2020, Renzo participou de uma conferência virtual no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre cidadania e identidade em conjunto comigo, Andrey Taffner Fraga. Dias depois, Renzo apresentou a proposta de utilizar uma viagem que seria feita ao Brasil e permanecer um tempo estendido em Rio dos Cedros, para desenvolver a pesquisa".

Fraga relata que a proposta foi levada por ele ao prefeito Marildo Felippi, à Câmara de Vereadores e à Diretoria de Cultura da Prefeitura. "Com a aprovação dos vereadores e da municipalidade, estabeleceu-se que o município ofereceria os meios de manutenção na cidade (hospedagem e alimentação) para o desenvolvimento do trabalho. As demais despesas, inclusive de viagem, foram arcadas pelo próprio Renzo Grosselli".

O riocedrense conta que na data de 9 de novembro, o pesquisador chegou à cidade, sendo oficialmente recebido e, de imediato, iniciou os trabalhos. "Foram coletadas informações demográficas e geográficas sobre o município junto à Prefeitura (com a colaboração de Eduardo Osti), e passou-se a delimitar as pessoas da cidade que seriam entrevistadas para a formação do mapeamento cultural. Além de mim, trabalharam intensamente nesta parte do projeto a diretora de Cultura, Giovana Lenzi, e o presidente do Circolo Trentino di Rio dos Cedros, Jaime Visentainer, auxiliando inclusive no deslocamento no interior do município".

Assim, observa Fraga, já há algumas semanas vêm sendo realizado este importante trabalho em prol da história e identidade de Rio dos Cedros. Renzo Grosselli, que possui diversos livros publicados e é referência constante nas pesquisas neste campo, após coletar as informações e entrevistas, trabalha na composição do material, com transcrições, referências, catalogações e, ao final, elaboração bibliográfica a ser encaminhada para editoras. "A cidade certamente colherá bons frutos deste trabalho, tanto no que se refere à documentação de parte da sua história, quanto na divulgação da cultura trentina ainda existente e preservada por seus habitantes, mais de 140 anos depois das grandes emigrações".


Pesquisador

Fraga explica ainda que Renzo Maria Grosselli é natural de Trento - Itália, graduou-se em Sociologia pela Universidade de Trento e obteve o título de doutor em História no Brasil, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É escritor, poeta, e foi jornalista no periódico L´Adige por muitos anos, até se aposentar. Já na década de 1980, pesquisou exaustivamente sobre a emigração trentina, vivendo em meio aos locais de imigração por vários anos. Dada a credibilidade conferida à pesquisa de Renzo Grosselli, seus livros eram utilizados para comprovação de origem em processos para dupla cidadania italiana no Brasil, e foi com base neles, especificamente no livro sobre a colonização do Espírito Santo, que o Congresso Nacional promulgou a Lei nº 11.687/2008, instituindo o "Dia Nacional do Imigrante Italiano". 


jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png