EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Projeto Memórias Pedrinhenses

14 Maio 2019 14:06:47

Entrevistando idosos, a prefeita Simone Mesch Nones vem resgatando a história de Doutor Pedrinho

Amanda Bittencourt/ JMV
Foto: FOTO/ARQUIVO JMV

DOUTOR PEDRINHO - A história tem um significado muito interessante, a qual se resume no arquivo de todas as informações passadas, em todas as línguas e em todo mundo, por intermédio de registros históricos. E pensando justamente em manter as memórias e tradições do município de Doutor Pedrinho vivas, a prefeita Simone Mesch Nones está desenvolvendo o projeto "Memórias Pedrinhenses".  

O projeto consiste em fazer um resgate histórico por meio de entrevistas em vídeo que vem sendo realizadas com pedrinhenses idosos, onde têm a oportunidade de contar como era antigamente, das dificuldades de quando o município estava começando a se desenvolver.

Simone explica que buscou uma maneira simples de conectar as pessoas com as vivências antigas e por isso optou pela publicação dos vídeos no Facebook e YouTube.

"Com o advento da internet o mundo está cada vez mais acelerado e as pessoas conectadas na rede. Se fôssemos contar a história num livro, poucas pessoas seriam atingidas. E os jovens de hoje, não tem muita paciência de ficar ao lado do avô para ouvir o que eles têm para contar e uma produção em vídeo, que mostrasse a essência da família, o olhar daquela pessoa sobre suas experiências de vida, atingiria muito mais pessoas", explica Simone.

A prefeita Simone conta que a ideia de resgatar histórias das pessoas idosas, que vieram primeiro, é parte do seu plano de governo. "Todos nós temos em nossa família alguém mais idoso, seja o bisavô, avó ou o pai, e eles têm muitas histórias para contar".

Além disso, a prefeita destaca a importância desse trabalho para as novas gerações. "Esse projeto é feito com muito carinho e sei da importância que precisamos dar às nossas raízes, nossos antepassados, principalmente porque eles vieram primeiro e tiveram que lutar muito. Se hoje nós temos todas as facilidades da vida, é porque alguém veio primeiro, quando tudo era mais difícil e foi desenvolvendo várias maneiras e soluções para se viver".

Mais de 20 idosos estão na lista para serem entrevistado, sendo estes os munícipes mais idosos. Segundo Simone, a seleção dos participantes foi feita a partir de listas disponibilizadas pela Saúde municipal, onde constam todos os pedrinhenses cadastrados. "Começamos as entrevistas por faixas etárias, iniciando na faixa dos mais de 90 e descendo para 80 e 70 anos", ressalta.

Já foram realizadas duas entrevistas, sendo a primeira lançada na Páscoa, com o seu Alfredo Buzzi, de 93 anos e a segunda, no início de maio, com Aldo Moser, 97 anos. "As famílias ficam muito felizes. Esses dois senhores que a gente já entrevistou são fantásticos e ficaram gratos pela oportunidade em que proporcionamos a eles de serem ouvidos. Eu fico até emocionada em falar, pois me sinto muito feliz em estar fazendo isso, de poder fazer este resgate", enfatiza a prefeita.

Simone adianta que a produção do próximo vídeo já está a todo vapor e em breve poderemos acompanhá-la.

Você pode assistir as duas primeiras entrevistas na página do Facebook e canal no YouTube da Prefeitura de Doutor Pedrinho.


Imagens




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png