EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Risoto do Vale

Rotary Club Satélite Timbó Vale Europeu promove evento para arrecadar recursos e desenvolver projetos sociais

Clarice Graupe Daronco / JMV
Foto: Ilustração/Divulgação

TIMBÓ - Um evento ímpar está sendo realizado pelos integrantes do Rotary Club Satélite Timbó Vale Europeu, que tem na coordenação o presidente, Rodrigo Catafesta Francisco. Estamos falando da realização do Risoto do Vale: um jantar para rotarianos, familiares e amigos.

O evento que acontecerá no dia 14 de setembro, a partir das 20h, segundo informações já vem sendo pensado desde a gestão passada com o objetivo de arrecadar recursos para auxiliar em ações importantes junto à comunidade.

Segundo Francisco, ao estarmos à frente de um clube de serviço precisamos compreender a cidade e isso só é possível através do contato direto e apresentações de lideranças comunitárias nas mais diversas áreas da cidade, buscamos escutar pessoas que vivenciam as necessidades e problemas e que auxiliem a desenvolver projetos mais efetivos e inovadores para a cidade. "Nos últimos meses realizamos algumas ações e doações, porém sabemos que podemos ir muito mais longe. Dessa vontade de auxiliar e desenvolver ainda mais a comunidade e o município, realizaremos nosso primeiro evento de arrecadação de fundos, que acontecerá no dia 14 de setembro", destaca o presidente.

Francisco observa ainda que: "Buscamos desenvolver um evento diferente dos já realizados na cidade, criando assim uma nova experiência para a comunidade, atrelado à doação de valores para o fundo de projetos do clube, para que novas ações e projetos ganhem forma e sejam executados".

O presidente informa que com este pensamento de fazer diferente o Rotary Club Satélite Timbó Vale Europeu está promovendo o 1º Risoto do Vale. O evento acontecerá nas dependências do Centro Evangélico da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Cristo Redentor, localizado junto à rua Julius Scheidemantel, 332, no Centro da Cidade.

Francisco afirma que os participantes além de experimentar os deliciosos risotos servidos, estarão contribuindo para a realização dos projetos programados. "Na data serão servidos risotos de: abóbora com provolone e castanhas; pera com gorgonzola; linguiça Blumenau; shitake e cogumelos e Ragu de Carnes. Os ingressos podem ser adquirido através das nossas redes sociais (Facebook e Instagram) sob o valor de R$35,00 o cartão".


A História do Risoto

O risoto é sem dúvida nenhuma um prato muito apreciado e conhecido internacionalmente. Úmido e cremoso é uma preparação típica da cozinha do norte da Itália. Em italiano, o termo Risotto é um diminutivo e significa 'arrozinho".

O risotto ou simplesmente risoto, na língua portuguesa, nasceu em Milão, e conta a lenda que foi durante uma festa de casamento em 1574. O conhecido Risotto a lla Milanese foi inventado pela mão do mestre Valério di Fiandra, responsável pela criação dos vitrais da Catedral de Milão.

O artista era conhecido tanto por suas belíssimas obras de arte, quanto pelo seu bom gosto na gastronomia italiana. Quando sua filha, apaixonada pelo filho do proprietário da taberna muito frequentada por ele na época, resolveu se casar com o rapaz, em setembro de 1574, Valério di Fiandra ofereceu aos convidados um de seus pratos prediletos, um delicioso risoto.

Porém, na hora em que estava preparando a iguaria, o artista deixou cair um pedaço de açafrão dentro da panela. A lenda conta que essa atitude foi uma demonstração de ciúmes pela filha estar se casando. O resultado dessa mistura acidental foi apreciado por todos os convidados, nascia então o Risotto a lla Milanese, o mais tradicional e conhecido de todos os risotos.




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png