EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Semana começa abaixo de zero

Final de semana teve neve, geada e temperaturas congelantes em várias cidades de SC

Clarice Graupe Daronco / JMV
Foto: FOTO/ANDRÉ SCHROEDER/PILO/JMV


TIMBÓ - "A semana começou gelada em Santa Catarina. Tivemos temperaturas negativas no início do dia não só na Serra. Na verdade, a menor temperatura da segunda-feira, dia 8 de julho, ocorreu no Meio-Oeste catarinense". A informação é do meteorologista do Grupo NSC, Leandro Puchalski.

Segundo ele os municípios que registraram menores temperaturas na madrugada de segunda-feira foram: Frei Rogério: -4,3°C; Bom Jardim da Serra: -4,2°C; Urubici: -3,7°C; Monte Castelo: -3,5°C; Curitibanos: -3,4°C; Rio Rufino: -3,3°C; São Bento do Sul: -2,8°C; Papanduva e Itaiópolis: -2,7°C; Mafra: -2,6°C; Urupema: -2,3°C; Videira: -2,1°C; São Joaquim: -2°C e Bom Retiro: -1,7°C.

De acordo com o meteorologista o ar frio é seco e por isso temos um dia de sol e poucas nuvens em todas as regiões. Ao longo da tarde temperaturas ficaram entre 18°C e 20°C em boa parte das cidades.

Na questão da onda de frio registrada no estado, Puchalski observa que o dia mais frio foi no domingo, dia 7, quando a menor temperatura ocorreu em Urupema onde os termômetros chegaram a incríveis -9,2ºC. "O centro do ar polar passou pelo estado no domingo. Por isso, foi registrado um amanhecer de muito frio em todas as regiões apesar de cada região ter a sua intensidade".

Muitas cidades amanheceram no dia 7, com temperatura negativa: -6,6ºC Ponte Alta do Norte, Urubici e São Joaquim; -6,5ºC Bom Jardim da Serra; -6,3ºC Curitibanos; -6,1ºC Fraiburgo; -6ºC Lebon Régis; -5,6ºC Frei Rogério; -5,4ºC Caçador; -5,3ºC Rio das Antas; -5,2ºC Lages e -5,1ºC Monte Castelo.

Segundo Puchalski com o frio intenso, pouca nebulosidade, sem vento e baixa umidade do ar, muitas cidades registraram a ocorrência de geada. Uma das cidades foi Pomerode assim como Rio dos Cedros e Benedito Novo. Já em Urupema o frio foi tão grande que até a cascata da cidade ficou congelada. Durante a madrugada de sábado, dia 6, foi registrado uma neve fraca em São Joaquim. O frio intenso que já estava na Serra recebeu a "companhia" da umidade que avançou para a região através de um centro de baixa pressão sobre o oceano. Essa combinação trouxe alguns flocos de neve. Pelas 20h de sexta-feira, também nevou de maneira bem fraca no Mirante da Serra do Rio do Rastro entre Lauro Muller e Bom Jardim da Serra. "Outro espetáculo da natureza foi o sincelo no Morro das Torres em Urupema. Quem não lembra, sincelo é basicamente o congelamento do nevoeiro ao entrar em contato com obstáculos".

O amanhecer de hoje, dia 9, ainda tem chance de temperatura negativa, mas em poucas cidades. O frio seguirá pela manhã, mas no termômetro temperaturas não tão baixas quanto já registradas nos últimos dias. Geada em áreas do Planalto Norte, Meio-Oeste e Serra.

O meteorologista informa que o dia novamente terá sol e nuvens em todas as regiões. Ao longo da tarde, temperaturas se aproximando dos 19°C a 21°C em muitas cidades. "Durante a semana vamos ter a presença do sol e do tempo seco em todo o estado. O frio vai perdendo força apesar das manhãs frias. As temperaturas da tarde vão subindo gradativamente até com aquecimento para a época do ano".




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png