EDITORIAS

ASSINE

ANUNCIE

Seminário Indaialense Autismo em Foco

Inscrições para o evento estão sendo realizadas gratuitamente

Amanda Bittencourt/ JMV
Foto: Divulgação

INDAIAL - Com o objetivo de fomentar a inclusão de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou Deficiência Intelectual (DI) no município de Indaial, será realizado o primeiro "Seminário Indaialense Infantojuvenil: Autismo em Foco". O evento acontece no dia 18 de março, na Sociedade Recreativa Indaial e reunirá diversos profissionais das áreas da Saúde e Educação que irão debater diversos assuntos relacionados ao TEA.

As inscrições estão sendo realizadas através do link disponível na página do Facebook da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Indaial. As vagas são limitadas e gratuitas.

Segundo um dos organizadores, o fonoaudiólogo, Daniel De Martino Ucedo, que atua na Associação de Pais e Amigos dos Exepcionais (Apae) de Indaial, o seminário acontece em dois períodos: manhã (com início às 7h30min) e tarde (com início às 13h). "As inscrições podem ser realizadas por período, ou seja, uma pessoa pode participar no período que desejar ou poderá se inscrever em ambos", completa.

O organizador destaca que as inscrições são abertas para profissionais que atuam na rede regular de ensino, educação especial, na reabilitação de pessoas com deficiência (médicos, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas etc), acadêmicos das áreas afins, além de familiares, comunidade em geral e autoridades envolvidas com os direitos das crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista e/ou deficiência intelectual na esfera municipal.

O seminário será financiado pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA), administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) através do edital de chamamento público 001/2019.


Cronograma

Na parte da manhã, a programação tem início às 7h30min com o credenciamento dos participantes e coffee break. Após o cerimonial de abertura do seminário, acontece a primeira palestra denominada "Autismo: do diagnóstico ao tratamento", ministrada pelo médico Egon Frantz, residente em Pediatria no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e especialista em Neurologia Infantil. Às 9h30min, a palestrante Karina Tobia, graduada em Música, Musicoterapia pela ABED e ABRAFORDES e Fundadora da In Concert Escola de Música, irá falar sobre a "Musicoterapia na educação infantil inclusiva".

Para encerrar as explanações da manhã, a fonoaudióloga Juliana Camara Bastos, especialista em Linguagem e mestre em Distúrbios da Comunicação, falará sobre o tema "Intervenção assistida por animais na inclusão: Cãoterapia", às 10h30min.

Durante a tarde, às 13h30min, inicia a palestra "Flexibilização e adaptação curricular na educação inclusiva", ministrada por Rodrigo Marcellino de França, pedagogo, fonoaudiólogo e mestre em Educação.

Encerrando, às 16h, com Adriane Martinez Kuritza, professora de Educação Física, especialista em Atividade Física e Qualidade de Vida, a palestra "A estimulação motora e inclusão".

Mais informações pelo telefone (47) 3333-0032 ou e-mail seminarioapaeindaial@gmail.com



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png