EDITORIAS

ASSINE

ANUNCIE

Sistema de monitoramento de câmeras

Foto: shutterstock

Um projeto para aquisição e instalação de um sistema de monitoramento de câmeras com Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) está em andamento no município de Timbó.

Segundo informações do comandante da Polícia Militar de Timbó, Pablo David Henden, em entrevista para a Rádio Cultura FM, uma reunião com entidades locais e regionais foi realizada, e este tema foi debatido com a finalidade de criar uma grande rede de câmeras conectadas para o combate à criminalidade



Conforme explica o comandante, a ideia da implantação do sistema partiu do comandante da Guarnição Especial de Indaial, o tenente-coronel Átila Tiago Royer, que já apresentou a proposta no município de Indaial.

O OCR é uma tecnologia que converte diversos documentos, como papéis escaneados, arquivos em PDF e imagens capturadas com câmera digital (placas de veículos) em dados possíveis de serem pesquisados e editados. "Essas (câmeras) tem várias finalidades, tanto preventivas [...] quanto repreensivas", completa Henden.

As câmeras podem auxiliar na busca de um veículo suspeito, sendo possível reconhecer a placa e proprietário do carro. Ainda, quando ocorre algum fato delituoso ou criminoso, imediatamente já podem se reconhecidos os veículos envolvidos.

Quanto às instalações, o comandante explica que já estão mapeados 11 pontos estratégicos que irão permitir visualizar quem entra ou sai do município. "Importante destacar que estamos vendo única e exclusivamente o viés da segurança pública, mas essas câmeras podem nos trazer um viés na questão local, gestão do turismo e trânsito".

O comandante disse que a previsão para instalação das câmeras deve acontecer no primeiro semestre de 2021.



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png