EDITORIAS

ASSINE

ANUNCIE


Timbó é referência em Turismo para a região

Foto: RAQUEL PISKE: ASCOM/PMT

"Lugares encantadores para você se apaixonar". Assim podem ser descritos os principais pontos turísticos do município de Timbó e que servem como alternativas para as famílias visitarem durante todo o ano.



O município de Timbó, tradicionalmente conhecido como a Pérola do Vale, apresenta a seus visitantes e turistas suas riquezas, belezas, cercado por pontos magníficos da natureza. Com raízes na cultura européia (germânica e italiana), onde se observa o encontro dos rios Benedito e Cedros. No local o visitante pode encantar-se com o verde exuberante que cerca toda a cidade. O contraste da arquitetura e o colorido dos jardins é acompanhado pela sintonia de pássaros, habitantes naturais do lugar, que mantém a preservação da história, costumes e tradições através de seus museus e da diversidade de atrativos naturais como o Parque Freymund Germer - Morro Azul, o Jardim Botânico, o Morro Arapongas e o Complexo Turístico Jardim do Imigrante.

A paisagem bucólica é um convite ao cicloturismo, ás caminhadas e passeios ao ar livre ou quem sabe aventuras mais radicais como o vôo livre e o salto de parapente. O comércio é rico em atrativos, ofertando artigos de destaque no cenário nacional diretamente de fábrica, e a indústria metalmecânica mantém-se forte com representatividade estadual e nacional com diversidade de produtos.

Em entrevista a gestora do Departamento de Turismo de Timbó, Caroline Laís Reinicke, conta que neste momento de pandemia, com restrições para eventos e locais fechados, atividades ao ar livre têm ganhado ainda mais atenção. "Esses espaços estão sendo muito procurados para curtir um momento em família, com amigos ou até mesmo para sentir a natureza e tirar um momento para si". 


Inovações

Caroline relata ainda que o município tem buscado inovar com a realização de melhorias nos cartões postais do município. "O Complexo Turístico Jardim do Imigrante está ficando de cara nova. Tudo o que envolve o Complexo está passando por uma ampla reforma. Vai ficar de cara nova e muito lindo, além de agregar mais atrações ao turista. O Jardim Botânico Franz Damm também está ganhando novos atrativos. A ponte de madeira tão famosa está sendo remodelada, com cuidado em sua acessibilidade. Além disso, novos banheiros com fraldários estão em fase final de construção", explica a gestora.

Ainda segundo Caroline, em breve o Parque Central irá ganhar novos atrativos e empreendimentos, e o Morro Azul receberá projetos de renovação. "Os espaços estão sendo revigorados, para quando isso tudo cessar nós estarmos de braços abertos para receber os turistas".


Envolvidos

Ao falar de Turismo também é preciso pensar em espaços que atendem não apenas os visitantes mas também as famílias locais e regionais. Neste sentido a proprietária do Timbó Park Hotel e presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs), Tatiana Honczaryc, afirma que o embelezamento da cidade está trazendo novos atrativos. "Muitos dos nossos hóspedes já chegam com as atividades que querem fazer na cidade, entre elas, assistir o nascer do sol no Morro Azul".

Outro empresário que avalia o turismo de Timbó de forma positiva é o proprietário da Seledon Cicloturismo, Maicon Mohr. "O Vale Europeu tem sido procurado por visitantes, porque nós conseguimos mostrar que estamos numa região muito limpa, organizada, bonita, isso tudo faz parte da cultura do Vale Europeu. As pessoas se encantam com as belezas naturais que nós temos".

Tatiana justifica que o cicloturismo foi um dos propulsores do turismo na cidade e na região. "Timbó é uma referência em se tratando de infraestrutura para receber o turista. As outras cidades ao redor não conseguem oferecer tudo o que a gente consegue oferecer aqui. Timbó é o começo e o fim do roteiro do cicloturismo e é a cidade mais procurada para hospedagem", destaca Tatiana ao ressaltar sobre a importância de continuar os investimentos e trabalhos na inovação do turismo em Timbó, uma vez que a cidade já possui o selo de cidade turística.

Mohr relata que visitantes comentam inclusive sobre a infraestrutura de saúde do município. "Quando algum turista precisa de algum suporte do Hospital Oase, eles são muito bem recebidos e ficam surpresos com a qualidade do nosso atendimento público, diferente de muitas outras regiões do Brasil. O município é bastante conhecido por ser o início e encerramento do Circuito de Cicloturismo Vale Europeu. Além disso ele destaca os diversos potenciais que estão sendo explorados como os parques, o turismo pedagógico, as cervejarias, gastronomia, e os eventos culturais".


Melhorias

Já um dos proprietários do Blue Hill Hotel, Edmilson Ferreira da Silva, que é conselheiro estadual de turismo, destaca que Timbó deixa uma impressão boa a quem visita. "Elogiam pela limpeza, está sempre florida, a segurança, tudo bem organizado". Contudo, ele pontua que ainda faltam mais atrativos turísticos para o turista permanecer mais tempo na cidade.

A mesma colocação é compartilhada pela também proprietária do Blue Hill, Juliana Reuter. "Há ainda espaço para inovação no cicloturismo, como aluguel de bicicletas e mais faixas exclusivas para bicicletas nas vias pavimentadas".

Neste quesito a gestora de Turismo, Caroline Laís Reinicke, informa que registra-se um aumento de 50% na extensão da malha cicloviária. "Até agosto o município sairá dos atuais 20 quilômetros de cobertura da malha viária, aproximadamente, para 30km quilômetros".


jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png