EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Timboense está na final nacional

Professora Debora Teske concorre ao 'Prêmio Professor do Ano', da Estante Mágica

Clarice Graupe Daronco / JMV
Foto: Divulgação Cetisa

TIMBÓ - Todos nós sabemos o quanto é gratificante ganhar um prêmio, um concurso ou até mesmo uma rifa de igreja. Imagina você estar em uma final nacional de um concurso onde o foco é a tua profissão e o trabalho que você desenvolve? A timboense Debora Teske, de 22 anos, formada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau, professora da escola Cetisa, está vivendo esta experiência em sua vida. A jovem é uma das 10 finalistas do Prêmio Professor do Ano, promovido pela Estante Mágica.

 Em entrevista à redação, a professora conta que tudo começou com a parceria que surgiu neste ano entre a escola Cetisa e o Projeto Estante Mágica. "Em março, cada turma desenvolveu um tema específico: o 2º ano explorou os Contos de Fadas Modernos, o 3º ano preferiu os Sentimentos, o 4º ano escolheu o tema Aventuras e o 5º ano focou no Folclore Brasileiro, com o gênero lendas, já a turma do Jardim I mergulhou nas obras de Monteiro Lobato", explica Debora ao destacar que a partir da aplicação dos projetos, cada criança foi convidada a escrever a sua história acerca da temática trabalhada. "Além de toda emoção que esta experiência gerou na comunidade, a escola ainda vem colhendo bons frutos".


Conhecendo o projeto

Segundo Debora, o projeto realizado pela professora e pela turma do 4º ano foi sobre a temática Aventuras. "No primeiro momento, as crianças realizaram o levantamento do conhecimento prévio acerca da palavra aventura, depois, identificaram que vários fatos históricos que ocorreram com a humanidade podem ser considerados aventuras, também socializaram músicas, filmes e literaturas infantis acerca da proposta e, por último, viveram duas grandes experiências, uma viagem de estudos e uma aventura na floresta da escola em um dia chuvoso, com roupas adequadas para isso".

A professora conta que inspirados no que viveram, as crianças foram convidadas a escrever as suas próprias histórias de aventuras. "Para quem acha que o projeto terminou com a Noite de Autógrafos, está enganado, pois a turma está realizando o Intercâmbio Literário, movimento de leitura entre as crianças da sala e das outras turmas".

De acordo com a profissional a Estante Mágica é o maior projeto de incentivo à leitura do Brasil que, em parceria gratuita com escolas, dá a chance de cada aluno escrever, ilustrar e publicar o próprio livro em um evento de autógrafos. "É uma ferramenta de transformação da educação, que ajuda a desenvolver habilidades e competências relativas à produção textual, imagética e socioemocional, trazendo protagonismo e autonomia para os alunos. Não podemos deixar de frisar a importância do professor e de toda a escola no desenvolvimento do projeto, pois é em parceria com eles que conseguimos transformar alunos em autores de verdade".

Por isso, observa Debora, a Estante Mágica lançou o Prêmio Professor do Ano, um concurso cultural que visa reconhecer, divulgar e valorizar boas práticas de professores que aplicam o projeto e que através das suas ferramentas, plantaram e colheram resultados transformadores no aprendizado das crianças.


A classificação

A professora conta que foi relatando as experiências vivenciadas com os alunos quando da produção das suas histórias, que ela se classificou para a última etapa do prêmio, que agora depende da votação do público brasileiro para ser escolhida como Professora do Ano. "Estar entre as 10 finalistas em um prêmio em nível nacional, para mim, é uma emoção tamanha, pois não represento a turma do quarto ano somente, mas também todas as professoras e crianças da escola que participaram desse projeto encantador. Sinto-me muito honrada em simbolizar o trabalho docente da cidade de Timbó e também do nosso estado", relata a professora.


Votação

A última etapa do prêmio depende da votação do público, por isso, para conhecer mais sobre o projeto da professora Debora, acesse  professordoano.estantemágica.com.br e vote até o dia 14 de outubro. Ajude Debora a conquistar o prêmio como forma de valorizar as práticas de leitura e de escrita, como também a aprendizagem significativa.




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png