EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Mais espaço para gerar mais qualificação

27 Julho 2018 13:35:00

Expansão do CET e ampliação do Senai marcam trajetória de sucesso do empresariado timboense

Greici Siezemel / JMV
Foto: FOTOS/EVANDRO LOES/JMV


TIMBÓ - Aconteceu na noite do dia 24 a solenidade de inauguração da expansão do Centro Empresarial de Timbó (CET) e da ampliação da estrutura do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Foi mais um passo de sucesso na história do grupo de empresários que fez um trabalho voluntário para que a obra fosse possível. O novo espaço custou R$ 900 mil, com investimento do Sindicato patronal, através das 240 empresas associadas.

O CET inaugurou a primeira etapa da construção do prédio em junho de 2010, o terreno foi cedido pela Prefeitura. Hoje, ele concentra 10 importantes entidades de Timbó: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Timbó (Simmmet), Associação Empresarial do Médio Vale do Itajaí (Acimvi), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Centro de Engenheiros e Agrônomos de Timbó (CEAAT), Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Junta de Conciliação do Comércio (Concilia), Sindicato dos Lojistas de Blumenau (Sindilojas), Sindicato dos Empregados do Comércio de Blumenau e Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc).

O presidente do Simmmet, Edvaldo Angelo, 1º secretário da Fiesc, ressaltou que os investimentos dão esperança para um futuro melhor. "Nós estamos investindo pesado na educação profissional para que os jovens, ao invés de estarem ociosos, aprendam uma profissão. Os empresários estão sempre juntos com esses jovens e isso vai reforçando a posição de um futuro melhor para o Brasil. Esse prédio está à disposição da comunidade". 


O espaço foi revitalizado proporcionando ambientes modernos e agradáveis, como a instalação da Biblioteca, espaço de convivência, novos laboratórios de instalação predial, automação industrial e manutenção de computadores, bem como adequações no laboratório de modelagem e costura industrial. "Estamos passando de cerca de 900 metros quadrados (m²) para 1300m². Hoje temos aproximadamente 800 matrículas e agora vamos aumentar para 1300, ou seja, estamos ampliando as oportunidades de oferecimento de curso para os jovens e trabalhadores de Timbó e da região", destaca o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Corte.

Investimentos como esse oportunizam o crescimento através da educação para os jovens. "Nós apoiamos essas ações porque acreditamos que o município tem uma responsabilidade muito grande na oportunização da mão-de-obra dentro das nossas indústrias e comércio, para que os trabalhadores tenham mais qualidade de vida, educação e garantia para os seus filhos", enfatizou o prefeito de Timbó Jorge Krüger.

De 2017 para 2018 houve um crescimento de 46% nas matrículas do Senai em Timbó. Com a nova ampliação, mais turmas vão se formar e qualificar o mercado de trabalho da região. "São novas oportunidades de aprender dentro da parte da qualificação profissional, da aprendizagem dos cursos técnicos. Com essa expansão, concedemos novos espaços, laboratórios modernos, tudo para colocar a teoria em prática", ressalta Adelicio Hoepers, responsável pelo Senai de Timbó.

O diretor regional do Senai/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, lembrou que Timbó tem uma característica destinta positiva: 10% das pessoas que fazem Senai estão empregadas. "O Senai não tem esse resultado no Brasil todo. Essa ideia de juntar várias forças, entidades no mesmo lugar, faz com que a gente perceba que o associativismo é mais forte".


Imagens



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png