EDITORIAS

icone_assinatura.png

ASSINE

icone_anuncio.png

ANUNCIE

'Ai que susto!'

11 Maio 2018 13:55:03

Barulho dos trovões, seguidos dos clarões dos relâmpagos e as cortadas de raios assustam qualquer pessoa

Foto: FOTOS/ EMSR

Clarice Graupe Daronco / JMV

clarice@jornaldomediovale.com.br

TIMBÓ - Começa uma tempestade, iniciam-se os barulhos dos trovões, logo depois aparecem os clarões dos relâmpagos e as cortadas de raios. Tudo isso realmente assusta. No Brasil, 50 milhões de raios caem por ano. Isso é mais ou menos 140 mil raios por dia.

Preocupados em saber como se proteger destes fenômenos da natureza a professora da Escola Municipal São Roque, de Timbó, Tatiana Klug, levou os alunos do 2º anos do educandário para conversarem com os bombeiros de Timbó.

De acordo com informações da diretora da Escola, Vânia Regina Lenzi Zoboli, a visita teve por objetivo buscar informações sobre os cuidados e segurança que devemos ter em dias de trovoadas, já segundo estatística o Brasil é considerado o país com a maior incidência de raios no mundo. "Este referido assunto destaca-se em sala de aula, sendo o mesmo o projeto de estudo da turma em questão", observa a diretora ao destacar que os alunos aproveitaram a visita para conhecer o novo espaço, com toda sua estrutura, dos bombeiros de Timbó, localizados ao lado da Unidade de Saúde, no bairro Quintino.

Vânia destaca ainda que: "poder vivenciar na prática, um projeto de estudos tão bem desenvolvido e organizado pela professora Tatiana Klug juntamente com seus alunos, torna evidente os resultados e estes são transformadores e formadores de um grande aprendizado".


Com relação aos raios os bombeiros que receberam os alunos afirmaram que: "com raios não dá mesmo para vacilar. O ideal seria nem sair de casa durante uma tempestade. Mas se for pego desprevenido, a melhor coisa é se abrigar em prédios ou casas. Debaixo de árvores, nem pensar. Elas são altas e podem se tornar para-raios naturais. O para-raios é um equipamento bem efetivo para evitar maiores problemas. Ele é obrigatório em prédios a partir de dois andares".

O Corpo de Bombeiros também recomenda, durante temporais, não usar telefone e aparelhos eletrônicos; evitar ficar perto de tomadas, canos, cercas de arame, janelas e portas metálicas, além de não empinar pipas. Se a pessoa estiver em um local desabrigado e sentir os pelos arrepiarem ou a pele coçar, ajoelhe-se e curve-se para a frente, pondo as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles. Nunca deite no chão.


Imagens


jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png