EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

De volta à sala de aula

05 Fevereiro 2019 16:02:41

Escolas da Rede Municipal de Educação de Timbó e Indaial retornaram com suas atividades nesta segunda-feira

Amanda Bittencourt/ JMV
Foto: FOTO/ADEMIR RAMOS/FACEBOOK

TIMBÓ/INDAIAL - Para a tristeza da garotada, as férias escolares acabaram ontem, dia 4. Todas as escolas da Rede Municipal de Educação de Timbó e Indaial retornaram com suas atividades em sala de aula.  

Mais de 5.200 alunos timboenses pegaram sua mochila e retornaram às seis escolas municipais. Deste total, vale ressaltar que 2.546 estudantes são apenas do Ensino Fundamental. Já no que tange o núcleo de Educação Infantil, mais de 1.750 matrículas estão ativas. Em relação ao quadro funcional, cerca de 50 profissionais atuam em cada unidade de ensino.

O secretário municipal de Educação, Alfroh Postai, em entrevista para a rádio Cultura, ressalta alguns pontos importantes para a educação em 2019. Postai destaca que junto com o prefeito Jorge Kruger, estiveram presentes em escolas no primeiro dia letivo. "O prefeito Jorge e eu estivemos na Escola Nestor Margarida, recepcionando os alunos. Esta é uma escola que está em obras, com investimento de mais de R$ 2 milhões e fomos verificar como as coisas transcorreram no início das aulas", comenta o secretário.

Quando questionado sobre o quadro funcional, Postai diz que o concurso irá suprir as carências nesta área. "Teremos o concurso que será realizado no fim deste mês e após concurso, faremos um processo seletivo da Educação para completar o quadro de funcionários", completa.

Postai enfatiza que não há crianças na lista de espera por uma vaga. "Não temos filas de espera no momento. Neste ano, tivemos que seguir a Lei de Zoneamento, ou seja, cada criança deve estudar na escola mais próxima do seu bairro".

No quesito tecnologia, o secretário ressalta que as escolas estão bem equipadas para receber os alunos disponibilizando computadores e projetores multimídia em cada uma das salas.

"Além disso, toda a Rede Municipal de Ensino está interconectada. Hoje não temos nenhuma unidade educacional gastando com telefone. Todas as despesas correm por conta da Secretária Municipal de Educação, gerando economia média de R$ 12 mil ao mês".

Mais de 8,9 mil

estudantes

Em Indaial, mais de 8.900 estudantes, distribuídos no Ensino Fundamental e Educação Infantil, estão matriculados para o ano letivo, e mais de 980 profissionais vão atuar junto às unidades e escolas de Indaial neste ano. As atividades nas unidades de Educação Infantil (UEIs) já retornaram com os atendimentos no dia 30 de janeiro. Para este ano, o secretário de Educação Jairo Gebien ressalta que dará continuidade ao trabalho de formação continuada e valorização de profissionais de Educação, visto que a rede educacional está em constante crescimento. "Investir na formação é garantia de um ensino público de qualidade. Nossa rede cresce diariamente, e com isso precisamos pensar nos espaços físicos de nossas escolas e unidades educacionais, e de acordo com a demanda projetamos as ampliações necessárias". Adequações de espaços físicos também estão previstas para este ano, bem como atividades extraclasse de dança e fanfarras. "Nossa meta para este ano é disponibilizar fanfarra em todas as escolas da nossa rede, pois a música, bem como a expressão corporal, auxiliam positivamente no desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes", enfatiza o secretário.

Durante o ano, haverá uma alteração no calendário escolar de Timbó, devido aos Jogos Abertos que acontecem no mês de novembro, o que vai ocasionar na diminuição do recesso que acontece no mês de julho. O fim do ano letivo está previsto para o dia 20 de dezembro.

As aulas nas escolas da rede estadual de Educação começam no dia 11 de fevereiro em Timbó e Indaial. Nos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rodeio, as atividades nas escolas municipais e estaduais serão retomadas também na próxima segunda-feira.




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png