EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Educação ambiental

15 Maio 2018 17:31:26

Alunos da região participam da V Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente em Laguna

Greici Siezemel / JMV


TIMBÓ - Com o objetivo de fortalecer a educação ambiental no meio escolar, a Secretaria de Educação do Estado realizou nos dias 7, 8 e 9, a V Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) com o tema Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas. A Conferência aconteceu em Laguna e dois alunos representaram a região do Médio Vale no evento: Keroline Peyerl, do projeto Guardiões dos Rios de Rodeio, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio, de Rodeio e Hurian Gustavo Zanatta da Escola Estadual de Educação Básica Prof. Júlio Scheidemantel, de Timbó, que apresentou o trabalho Cisterna: uma solução ecoeficiência.

Participaram da Conferência 122 delegados (alunos), que foram eleitos nas Conferências Regionais, com os coordenadores estaduais e regionais das escolas participantes de todo o estado. "Foi muito bom, eram adolescentes de 11 a 14 anos de todo o estado de Santa Catarina, nossos alunos fizeram muitas amizades e tiveram momentos de confraternização. Foram classificados 19 trabalhos para Brasília, infelizmente nossos projetos não foram os escolhidos, mesmo assim, valeu a pena participar", destaca Neide Maria Felippi, técnica do setor de articulação com os municípios na unidade de Atendimento de Timbó, que foi quem acompanhou a equipe no evento.

De forma pedagógica e participativa, a mobilização ocorre com alunos, professores e comunidade escolar para pesquisar, dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, a partir da utilização da água pela humanidade. "O debate nas escolas é de suma importância, visto que o consumo depende da realidade socioeconômica e cultural das comunidades, das formas de captação, tratamento e distribuição da água", enfatiza a coordenadora estadual da CNIJMA, Maria Benedita Prim.

Etapa nacional

A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral. A Conferência Nacional é o encontro nacional das delegações estaduais para a realização de oficinas, atividades culturais e diálogos sobre o tema "Água", a partir dos projetos de ação selecionados nas etapas Estaduais e Distrital.

Serão aproximadamente 460 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, de todo o país. Esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos, participar de oficinas. A Conferência Nacional acontecerá de 15 a 19 de junho.




jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png