EDITORIAS

icone_assinatura.png

ASSINE

icone_anuncio.png

ANUNCIE

Histórias literárias

12 Junho 2018 16:22:34

Reflexão e conhecimento foram destaque na abertura de mais uma edição dos Jogos Estudantis Erwin Prade

Clarice Graupe Daronco / JMV clarice@jornaldomediovale.com.br


TIMBÓ - "A literatura é presença inegável em nossas vidas. Lembranças de histórias contadas na infância, obras literárias lidas nos grandes livros que passavam de geração em geração ou às vezes, através dos enredos que conhecemos através da adaptação de grandes sucessos ao cinema mundial". Com essas palavras a diretora da Escola Municipal Erwin Prade, Cleide Maria Uber Borth e a coordenadora Pedagógica, Jenifer Milena Pellin, falam sobre a maravilhosa apresentação de abertura de mais edição abertura dos Jogos Estudantis Erwin Prade (Jeep) e do Jeepinho (prática de jogos internos integradora desde os Anos Iniciais até os Finais).

Segundo as duas profissionais, parte da formação do educando, a literatura proporciona o conhecimento de outras culturas, outras civilizações, outros costumes. Traz experimentos, descobertas, documentações de relevância única. "Cria descobridores, provoca a formação de um crítico acerca de sua realidade, motiva comparações, incentiva a boa comunicação, o vocabulário, a escrita, a criatividade. Engana-se o que acredita que tais aptidões são necessárias apenas aos menores, em idade escolar. Reflexão e conhecimento são para toda a vida, para todas as faixas etárias! Através do tempo a literatura se renova, abordando novos temas, esclarecendo e exemplificando as mais variadas vivências".

Com esse pensamento, destaca a coordenadora Pedagógica, a Escola Municipal Erwin Prade promoveu na noite fria de 8 de junho, a abertura do 21º Jeep e 17º Jeepinho. "Foi um momento especial para exaltarmos a prática da leitura e a valorização da literatura em nosso espaço escolar. Aqui, a biblioteca se expande para todos os lugares nas práticas diárias da escola. Aviva as emoções, promove o riso, a brincadeira, a empolgação das crianças pela leitura".

De acordo com Cleide através da intertextualidade, o público presente testemunhou o envolvimento de alunos e professores, o que gerou um espetáculo de dramatizações, dança, som e luzes. Abordando desde os clássicos infantis em cenários preparados para o encantamento, o esporte se fundiu à temática, base da abertura 2018. O resultado foi gratificante e repleto de emoção! "Personagens da literatura brasileira e mundial se apresentaram no mesmo espaço com símbolos emblemáticos do mundo do esporte, como o juramento do atleta e a tocha olímpica, numa fusão que comprovou a ligação entre os dois mundos em prol da formação integral do educando".



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png