EDITORIAS

icone_assinatura.png

ASSINE

icone_anuncio.png

ANUNCIE

'Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos'

10 Agosto 2018 14:03:00

A frase é uma das mais famosas do livro O Pequeno Príncipe, escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry.

Greici Siezemel / JMV

greici@jornaldomediovale.com.br

TIMBÓ - A frase é uma das mais famosas do livro O Pequeno Príncipe, escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry. Ela ensina que para saber o que realmente importa, é preciso ver com o coração. É um dos segredos da vida, da alma. Não é à toa que o livro é o segundo mais traduzido e vendido no mundo, atrás apenas da Bíblia. Agora fica fácil de entender porque essa obra foi escolhida para ser homenageada na Feira do Livro de Timbó desse ano.

Na abertura do evento, que aconteceu na manhã de quarta-feira, dia 8, no Pavilhão de Eventos Henry Paul, pequenos grandes leitores já estavam com os olhos atentos aos livros, como a pequena Aimê Capellaro Jasmine, 9 anos. "Eu adoro quando minha mãe lê as histórias para mim, porque daí eu posso imaginar, entrar em contos", revela a menina.

Se tem uma coisa que não deixa dúvida, é que a programação da Feira está muita rica. "Temos espetáculos premiados, as companhias foram escolhidas a dedo, estamos orgulhosos das apresentações desse ano", destaca Inês Klaumann, chefe da Divisão de Eventos da Fundação Cultural. A escolha do tema "Livro: Universo a ser descoberto" deu uma conotação maior para o evento pela grandiosidade de Saint-Exupéry, que tem histórias no território catarinense. "Ele fazia escalas com seu avião na praia do Campeche. Achamos que ele era merecedor dessa homenagem, ele tem uma mensagem maravilhosa para qualquer idade. Você pode ler o livro O Pequeno Príncipe aos oito, 18 e aos 80 e sempre vai absorver uma mensagem diferente, ele muda a sua vida", explica Inês.

A cada nova edição, o objetivo é atrair cada vez mais a população. "É o maior evento da região do Médio Vale do Itajaí se tratando de Feira do Livro e também é um evento que vem se desenvolvendo e crescendo a cada ano, principalmente na sua programação. A proposta é incentivar crianças e jovens a praticarem o hábito da leitura", destaca o prefeito Jorge Krüger.

O grupo Uni Duni Tê Contadores de Histórias sobe ao palco hoje, dia 10, para encenar o espetáculo que é tema da Feira. "Nosso grupo participa desde as primeiras edições do evento. Nós pesquisamos toda a obra do Pequeno Príncipe, discutimos, viajamos com ele e trouxemos agora, cenicamente, para o palco", revela Gilmara Goulart, coordenadora do Uni Duni Tê.

O pequeno Arthur Henrique Hinsching, 10 anos, teve a honra de representar o Príncipe no Espaço Multicultural. Ele veio participar da Feira juntamente com seus colegas da Companhia Mútua Teatro & Animação, de Itajaí. "Quando vêm os alunos menores para ver o espetáculo, eu tento contar a história do livro e quando vêm os maiores, tenho que fazer um trabalho mais detalhado", ensina Arthur.

As inscrições para o concurso de Cosplay, que acontece às 15h30min de amanhã, dia 11, podem ser feitas até o dia de hoje, 10, no site: www.culturatimbo.com.br, sendo imprescindível anexar a foto do personagem a ser interpretado para a banca de avaliadores do concurso. Serão aceitas inscrições no local, no estande da Fundação Cultural, amanhã, dia 11, das 9 às 15h. Neste caso, a inscrição somente será efetivada se o inscrito trouxer a imagem impressa do personagem a ser interpretado. "Teremos também o primeiro Timbó Game no sábado e domingo. Em um dia todas as inscrições foram preenchidas. Já estamos pensando em expandir para o próximo ano", informa Inês.


jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png