EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

Vale Muito - Maravilhas do Vale Europeu

30 Novembro 2018 17:18:30

Professores e alunos ficaram encantados com o projeto que visa fomentar o turismo com sustentabilidade nas cidades do Médio Vale do Itajaí

Foto: FOTOS/CIMVI

Clarice Graupe Daronco / JMV

clarice@jornaldomediovale.com.br

TIMBÓ - Com o objetivo de capacitar os grupos organizados e a comunidade escolar com informações essenciais para a manutenção da história, cultura e tradições das cidades do Médio Vale do Itajaí, visando a adoção de uma conduta sustentável de respeito à natureza e que desperte e estimule a população à valorização do turismo local, o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) está desenvolvendo o projeto Vale Muito - Maravilhas do Vale Europeu.

De acordo com a gestora de Serviços Cultura, Esporte e Turismo do Cimvi, Arlete Regilene Scoz o projeto também tem por meta despertar a valorização do turismo local, estimulando o conhecimento da história, tradição e belezas dos municípios participantes, alinhado à consciência sustentável e manutenção dos patrimônios culturais.

A profissional observa que o projeto que já foi apresentado aos prefeitos municipais e gestores de turismos das cidades integrantes do Cimvi e também está sendo desenvolvido junto as escolas particulares, estaduais e municipais de Timbó, neste primeiro momento, consciente em quatro temas de trabalho: Consciência de Turismo; História, Tradições e Cultura Local; Consciência Ecológica e Sustentabilidade. "Este projeto apoia-se em dois pilares do Cimvi: promoção do uso racional dos recursos naturais e a proteção do meio-ambiente e ações e políticas de desenvolvimento urbano, socioeconômico local e regional".

Arlete observa que o projeto também foca algumas palavras chaves como por exemplo: despertar, turismo, tradição, sustentabilidade. "Despertar e sensibilizar influenciadores; capacitar Grupos Organizados; estimular a educação do turismo e a postura sustentável nas escolas; capacitar multiplicadores escolares; motivar estudantes à valorização das tradições e do turismo local, com respeito à natureza e multiplicar estes conceitos na sociedade".

A gestora explica que as cidades participantes são as que compõe o Cimvi: Timbó, Indaial, Rio dos Cedros, Rodeio, Dr. Pedrinho, Benedito Novo, Ascurra, Apiúna, Luiz Alves, Botuverá, Guabiruba, Pomerode. "Como as ações irão envolver as escolas particulares, estaduais e municipais dos 12 municípios envolvidos, temos uma expectativa de realizar cerca de 112 palestras aplicadas, sendo que em Timbó as mesmas já foram ministradas durante este ano e nas demais cidades acontecerão em 2019 e deverão envolver aproximadamente 6.632 alunos".


Para Arlete o projeto tem como principal objetivo despertar o quão "Maravilhoso é o Vale Europeu!". "A importância de conhecer cada canto de nossa terra, que somos ricos em natureza, cultura, educação, atividades e lazer. Mostrar que vale a pena conhecer e explorar tudo o que o Vale tem".

O projeto que teve inicio em agosto deste ano e deverá seguir com atividades programadas até outubro de 2019. Entre as atividades, destaque para as ações com professores; Cartilha do professor e do aluno; palestra "Turismo e Sustentabilidade, Vale muito aprender"; Jogo da Memória; Concurso "Meu atrativo Favorito"; Exposição local de cada município; Exposição dos 12 ganhadores e Livro "Maravilhas do Vale".

A gestora explica que as cartilhas do projeto contemplam informações, dicas e dinâmicas relacionadas ao tema e a cartilha do aluno contem todas as informações passadas na palestra como, também, dinâmicas para que o aluno e professor possam continuar usando o material subsequente ao que foi repassado. "Um dos materiais de destaque é o jogo da memória que objetiva dar visibilidade aos pontos turísticos de cada cidade participante do Projeto, busca fazer com que os pontos turísticos sejam conhecidos, não somente pelos habitantes da respectiva cidade, mas, também, pelas cidades vizinhas"

Arlete adianta ainda que quando terminar todas as palestras no município a escola aplicará o concurso de desenhos e frases em sala de aula. "A escola fará uma seleção e enviará ao Cimvi apenas uma frase e um desenho escolhido. O Cimvi receberá, de todas as escolas, o desenho e a frase escolhida. Podendo ser enviado o desenho separado da frase. Após o recebimento de todo o material de todas as escolas do município será feita uma exposição com todos os desenhos e frases escolhidas de cada escola. Esta exposição será realizada em cada município".


Primeiro município a receber o projeto

Timbó foi o primeiro município a receber as palestras do projeto Vale Muito Maravilhas do Vale Europeu. Uma das principais ações foram as palestras ministradas nas escolas particulares, estaduais e federais. Segundo a gestora, na escola municipal Professor Nestor Margarida, os estudantes já vinham aprendendo sobre a importância de cuidar do meio ambiente, e valorizar o lugar onde vivem, e o Projeto acrescentou ainda mais para conhecimento das crianças. "Após as palestras serem ministradas é comum ouvir depoimentos de alunos e professores, como no caso da professora do 4º ano, Isabel Maria Beber, que disse que além de melhorar a qualidade de vida das crianças e das famílias que começam a desenvolver hábitos e atitudes positivas, o projeto Vale Muito traz benefícios diretos para a região, já que o turismo tem resultado direto na renda das famílias", relata a gestora.

Outra unidade de ensino que já recebeu o projeto foi a Escola Municipal São Roque. "Quando da apresentação da palestra aos alunos fomos informados que os mesmos já vinham trabalhando sobre o turismo, e para receber o projeto Vale Muito, prepararam maquetes com os principais pontos turísticos", conta Arlete ao comentar ainda que a professora Ana Paula Fachini Tiso disse que o projeto veio para contribuir dentro da proposta curricular de Timbó.


Imagens



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png