EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

A Evep é novamente a melhor do Brasil!

23 Novembro 2018 14:36:32

A equipe de voleibol da Escola Municipal Erwin Prade (Evep), de Timbó, representando Santa Catarina foi campeã da etapa nacional

Foto: FOTO/DAIANE DE SOUZA

TIMBÓ - A equipe de voleibol da Escola Municipal Erwin Prade (Evep), de Timbó, representando Santa Catarina foi campeã da etapa nacional, 12 a 14 anos, dos Jogos Escolares da Juventude, em Natal - RN. A competição é o maior evento estudantil poliesportivo do Brasil. Na decisão, na terça-feira, dia 20, venceu com propriedade o Colégio Leonardo da Vinci, de São Paulo, por 3 a 0, com parciais de 25/14, 25/16 e 25/15.

A Evep na fase classificatória venceu o Colégio Amadeus, do Sergipe, por 2 x 0, parciais de 25 x 18 e 25 x 15 e o Colégio La Salle, do Amazonas também por 2 x 0, 25 x 10 e 25 x 16. Classificados como 1º do grupo, os timboenses jogaram a semifinal diante da Sociedade Porvir Científico/Colégio La Salle Carmo/RS e venceram os gaúchos por 3 x 0 , parciais de 25 x 21; 25 x 22 e 25 x 12. A outra semifinal,envolveu São Paulo e Rio de Janeiro, dois grandes favoritos, onde os paulistas se classificaram para a grande final. E na decisão a Evep foi praticamente perfeita, impecável, não permitindo que São Paulo jogasse, literalmente engolindo a forte equipe adversária. Dessa forma a Evep conquistou o pentacampeonato de forma Invicta, sem perder nenhum set. A equipe do técnico Wagner R. Marscher e do auxiliar técnico kimberley Batista da Silva (Kim) contou com os seguintes atletas: Carlos Eduardo Beck, Davi Felipe Germano, Guilherme Sousa Cabral, Juan Carlos Moreira dos Santos, Jürgen Matthias Prochnow Maas, Leonardo Weiss Luckmann, Lucas Mickael Moratelli, Nícolas Cauan Nardelli e Pedro Marcon Gonçalves. Esse grupo que foi lapidado nas mãos do professor Wagner teve a participação fundamental do professor Kim que treinou a garotada nos dois anos que antecedem a categoria.

Esta foi foi a primeira vez que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) reuniu atletas de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos em uma única edição nacional, sendo a maior edição da competição reunindo cerca de seis mil atletas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal representando 2.153 escolas. Atualmente, o evento contempla mais de dois milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A regionalização por etapas permite que cidades com infraestrutura menor também possam sediar o evento. 

Lembrando sempre que a trajetória para chegar ao brasileiro escolar é preciso ganhar a etapa municipal, que são os Jesti onde desde que a Evep existe conquistou o título na categoria todas as vezes: 13 - tridecacampeão. Depois é necessário ganhar a etapa microrregional, regional e estadual dos Jesc. Faturando a etapa estadual se credencia a participar do etapa nacional.

A equipe já conquistou nove vezes o estadual, o que significa que foi para nove brasileiros. Dessas nove vezes, foram cinco títulos nacionais: 2009, 2010, 2011, 2017 e 2018. E são mais dois vice-campeonatos. Apenas por duas vezes a Evep não esteve no Pódio.

Os atletas chegaram a Timbó na tarde de quarta-feira, dia 21, e foram recebidos com muita festa, no pátio da Prefeitura (foto). O prefeito de Timbó, Jorge Krüger, parabenizou os atletas, professores e familiares pela conquista do título. "O trabalho da Escola Municipal Erwin Prade é hoje referência no cenário estadual e nacional no âmbito esportivo, e isso é mérito de todos os profissionais que acreditam e incentivam o esporte de base", destacou ele.

E, já na próxima semana, de 30 de novembro a 9 de dezembro a Evep estará novamente, pela 5ª vez, tendo a honra de vestir o uniforme do Brasil e representar o país na disputa dos XXIV do Campeonato Escolar Sul-americano, em Arequipa, no Peru.

Participam da competição cerca de 1800 atletas de 12 países: Brasil, Argentina, Uruguai, Bonaire, Suriname, Venezuela, Peru, Equador, Chile, Bolívia, Paraguai e Colombia. Trata se do maior evento esportivo em nível escolar da América do Sul e que favorece ao desenvolvimento cultural, desportivo e ao intercambio entre os jovens das nações participantes.

A Evep irá em busca do tão sonhado e desejado bicampeonato sulamericano.



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png