EDITORIAS

New-01-01.png

ASSINE

assi-01-01.png

ANUNCIE

APF

Há uma década, a referência do futsal pomerodense

Foto: ANDRÉ GIOVANELLA
Elenco campeão do Torneio de Verão de Indaial em 2018

POMERODE - Há exatamente 10 anos, um grupo de amigos apaixonados pelo futsal, juntamente com atletas que jogavam em Pomerode, tinham em comum o desejo de montar uma equipe forte, que pudesse representar o município em diversas competições. Surgia a Associação Pomerode Futsal (APF), que tornou-se referência na modalidade em âmbito regional, com títulos e prestígio.

"Jamais imaginaríamos que este projeto, iniciado com poucos amigos, se tornaria tão grande e vencedor. Chegar a uma década de atuação, de forma consolidada e com um bom nome na região, é motivo de orgulho e satisfação. E o que mais nos satisfaz é o trabalho realizado com a base, que também é reconhecido por todos", destaca Rafael Ramthun, atual e primeiro presidente da entidade.

Neste período, a APF escreveu seu nome no rol da modalidade em Santa Catarina, com três participações em Jogos Abertos de Santa Catarina(Jasc) e dois quarto lugares; dois vice-campeonatos regionais; a organização e dois títulos na Copa Vale Europeu; e os dois campeonatos do Torneio de Verão de Indaial. "Além disso, em todas as categorias de base - Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17 - conquistamos boas colocações e títulos, nas diversas competições que participamos, regionais e até estaduais. Por isso, o nosso objetivo é continuar fortalecendo o projeto e dar as condições para que conquistemos ainda mais títulos", ressalta Ramthun.


Novos rumos

Por isso, neste ano especial de comemoração, uma nova oportunidade começa a se abrir para a APF: a participação no Campeonato Catarinense de Futsal Sub-17. "É um projeto otimista, onde jogaremos contra grandes forças de Santa Catarina, inclusive, equipes de Liga Nacional, pelas quais, a base é a 'porta de entrada' para o adulto. Além disso, o Sub-15 vem bem posicionado, com a conquista da Copa Sul Brasileira, em 2019, com perspectivas de jogar a Copa Catarinense e representar Pomerode na Olesc. E o Sub-11 e o Sub- -13 vão continuar o trabalho de iniciação e participar de competições regionais", destaca, acrescentando que, muito diferente do que acontece com times do Torneio de Verão, a APF tem atividades durante todo o ano. "Não é só janeiro. Tanto que, das 12 equipes que disputaram o último Torneio de Verão, só nós possuímos calendário o ano inteiro. Isso muito nos orgulha".

Neste quesito, nos permitimos sonhar. Tudo depende do apoio, ainda mais maciço, dos nossos amigos e, também, do Poder Público. Por que não sonhar com uma Liga Nacional, no futuro? Vemos tantas cidades pequenas, que 'abraçam' o Futsal, em prol de um projeto nacional e Pomerode tem esse potencial.


Futuro

E para os próximos 10 anos, o que esperar da APF? O próprio presidente responde. "Neste quesito, nos permitimos sonhar. Tudo depende do apoio, ainda mais maciço, dos nossos amigos e, também, do Poder Público. Por que não sonhar com uma Liga Nacional, no futuro? Vemos tantas cidades pequenas, que 'abraçam' o Futsal, em prol de um projeto nacional e Pomerode tem esse potencial. Por exemplo, quando chegamos à fase mata-mata em Indaial, os torcedores esgotam os ingressos, o que pode muito bem acontecer aqui em Pomerode. 10 anos é muito tempo, mas se crescemos e nos tornamos grandes nestes 10 anos, acredito que, na próxima década, podemos crescer ainda mais. Fui um dos fundadores, o primeiro presidente e vi o projeto crescer e se consolidar, por isso, este momento é mais do que especial", frisa Ramthun.

Ele aproveita a oportunidade para agradecer a todos que fi zeram, fazem e vão continuar fazendo parte da história. "A todos os atletas que vestiram nossas cores, à 'molecada' da base, que representa a APF, aos patrocinadores, aos torcedores, o nosso muito obrigado.

A APF é um sonho que virou realidade. Tenho certeza de que os próximos 10 anos serão intensos, pois a experiência adquirida vai nos ajudar a fazer com que o projeto evolua ainda mais", finaliza o dirigente.



jmv_transparente.png
Editora Jornal do Médio Vale
R. Caçador, 406, Bairro das Nações, Timbó - SC,
89120-000 | Telefone (47) 3382-1855
Sobre o Jornal | Expediente | Assine | Anuncie
icon_facebook.png
icon_youtube.png